São Paulo, dezembro de 2024 – Na quarta-feira, 04/12, a Verifone, empresa global de meios de pagamento, realizou um evento exclusivo em São Paulo. Na ocasião, a companhia evidenciou sua estratégia para fortalecer o mercado brasileiro de pagamentos eletrônicos. “Esse é um primeiro passo para mostrarmos o novo rosto da Verifone, conectando nossa expertise global à presença local,” afirmou Federico Villanova, vice-presidente executivo para a América Latina.
Entre os destaques, a empresa apresentou o terminal X 990, dispositivo Android com design moderno e funcionalidades avançadas, e revelou que transaciona mais de 1,5 bilhão de operações por mês no Brasil. “Com mais de 30 anos de história no país e 10 milhões de terminais vendidos, estamos prontos para liderar a inovação no setor,” complementou Caetano Altieri, CEO da Verifone Brasil.
Mercado em expansão e tendências de pagamentos eletrônicos – Rajeev Seshasai, EVP global de Produtos e Estratégia da Verifone, destaca que os pagamentos digitais estão crescendo de 4% a 6% ao ano e que as transações entre consumidores e empresas devem expandir até 9%. Ele projeta que as transações sem dinheiro físico dobrarão até 2030, passando de 1 trilhão em 2020 para 3 trilhões em 2030.
“Na América Latina, em 2021, os pagamentos em cartão movimentaram 1,6 trilhão de dólares. Estimamos que esse número alcance 2,7 trilhões em 2025 e 3,9 trilhões em 2027,” diz Rajeev, ressaltando o papel crescente dos marketplaces e softwares como catalisadores de inovação no setor.
Bancarização e inclusão financeira – Prasanna Narayan, EVP de Produtos da Verifone, abordou as tendências regionais, como o declínio do uso de dinheiro físico e a popularidade crescente de soluções como o Pix no Brasil. Ele também destacou o avanço na bancarização da América Latina, que chegou a 73% em 2021, marcando um aumento expressivo em relação aos anos anteriores.
“A Ásia-Pacífico lidera globalmente o crescimento em transações com cartões, representando mais de 50% do volume global. Contudo, a América Latina, mesmo em menor escala, projeta crescimento de 50% nos próximos anos,” complementa o executivo.
Narayan ainda acrescenta que a inteligência artificial (IA) generativa representa um avanço significativo no setor de pagamentos, mas seu uso traz desafios como a necessidade de equilibrar inovação com segurança. “Garantir que essas tecnologias sejam implementadas de forma ética e eficaz é essencial para impulsionar a inclusão financeira e a confiança no sistema”, acrescenta.
Verifone e o futuro dos pagamentos – Narayan acrescenta que a empresa conta com mais de 70 conexões de adquirência em seu ecossistema e soluções como o Payware CMS, que gerencia 30% das transações com cartões na América Latina. “Com esses atributos, a Verifone vem transformando a experiência de pagamentos com tecnologias modulares e integradas. Estamos expandindo nosso portfólio para entregar soluções que agreguem valor real, otimizem custos e atendam às necessidades de estabelecimentos de todos os portes,” conclui o executivo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELISA HELENA POLONIO
elisa@tamer.com.br