Poucos dias nos separam de 2025, um ano emblemático, terminado em 5. Indica um quarto de século 21, com a continuidade acelerada de uma revolução industrial e cultural bem disruptiva.
É o momento em que uma nova gestão municipal tem início, nutrida pela confiança da população que elegeu o Prefeito RICARDO NUNES por constatar que o seu trabalho e empenho em favor da cidade, notadamente em relação aos mais carentes, merecia a credibilidade evidenciada nas urnas.
São Paulo é a maior cidade brasileira. Tem todas as vantagens de uma conurbação gigantesca, mas também a complexidade inerente a um conjunto de quase treze milhões de habitantes.
A cidade tem uma vocação de acolhimento de todos os que a procuram e que vêm do Brasil inteiro, mas também do exterior. Isso porque o seu sistema de saúde é dos mais adiantados do planeta.
Todos os cidadãos podem colaborar para que São Paulo, uma Capital Verde, já premiada internacionalmente, seja também uma Capital da Resiliência. Para isso, proteger a água, proteger o verde, plantar mais árvores. Suscitar em todos os moradores desta metrópole, o amor pela árvore. Uma árvore significa sombra, significa água, significa vida. Não há, no momento presente, das crescentes emergências climáticas que o mundo enfrenta, amiga melhor para a humanidade do que a árvore.
Quem puder, dissemine o sentimento de carinho que todos os humanos devem nutrir em relação ao verde. Coletem sementes. Façam-nas germinar. Cuidem das mudas e transplantem-nas em qualquer espaço de terra que restar à explosão do concreto. É de mais árvores que as pessoas precisam, não necessariamente de mais cimento, ferro, vidro e tudo aquilo que, em excesso, hostiliza o verde e faz do nosso município um modelo de ilhas de calor. O calor, todos sabem, é um inimigo silencioso da vida humana. Mata principalmente os mais frágeis: crianças, idosos, portadores de comorbidades. Quem planta árvores e cuida de árvores contribui para prolongar a existência de todos e para fazer uma São Paulo melhor.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
lucianafeldman@gmail.com