O turismo de experiência está se consolidando como uma tendência no Brasil, oferecendo vivências únicas e autenticamente brasileiras para os visitantes. De acordo com o Ministério do Turismo , o setor de turismo no Brasil viu um aumento significativo na busca por experiências imersivas e locais desde 2022, que impulsionou o fluxo de turistas a regiões muitas vezes negligenciadas por pacotes tradicionais. Santuza Macedo, empreendedora e consultora de viagens, afirma que esse crescimento abre uma gama de novas oportunidades para pequenos negócios.
“Os viajantes frequentemente buscam mais do que apenas visitar pontos turísticos, eles querem se conectar com a cultura local, experimentar a gastronomia típica e participar de atividades que ofereçam um contato real com a comunidade”, explica Santuza.
O turismo de experiência não se limita apenas às grandes cidades; microempresários em áreas rurais e em pequenos municípios estão se destacando. Uma pesquisa do Sebrae revela que 70% dos turistas buscam por atividades que valorizam a cultura local e 61% estão dispostos a pagar mais por experiências que envolvem interações culturais.
Santuza identifica que, para os pequenos negócios, isso representa uma oportunidade de diferenciação. “Os empreendedores podem criar roteiros temáticos, oferecer oficinas de culinária regional, artesanato e imersões culturais. O segredo está em trazer benefícios e conhecimento local”, afirma.
Ela exemplifica a experiência de operadores de turismo em cidades históricas como Vassouras, Barra do Piraí e Conservatória, além de Valença, que é lar de várias fazendas históricas do ciclo do café. Essas localidades oferecem passeios culturais e atividades de preservação ambiental. “Os turistas não apenas aprendem sobre a história e a cultura local dessas regiões, mas também participam de iniciativas que promovem a conservação do patrimônio histórico e natural, contribuindo para a valorização da cultura e dos recursos naturais do nosso Brasil”, completa.
“Investir em capacitação, parcerias e marketing digital são passos fundamentais para alcançar esse público em busca de experiências únicas”, orienta.
À medida que o turismo de experiência cresce, novos mercados e nichos se abrem, desafiando empreendedores a se adaptarem e inovarem. “Os pequenos negócios têm a capacidade de oferecer um atendimento personalizado e experiências memoráveis, e essa é uma vantagem competitiva importante”, conclui Santuza.
Sobre a Santuza Macedo
Empreendedora se especializou em Cruzeiros e em parques temáticos Disney e Universal.
CEO da Agência @diamond_viagens
Após 15 anos morando em Orlando, se dedicando a receber turistas brasileiros, retorna ao Brasil com o objetivo de ajudar brasileiros a realizarem o sonho de conhecer a Disney.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULO NOVAIS PACHECO
novais.jornalismo@gmail.com