A Supera Farma, indústria farmacêutica que atua na promoção e comercialização de medicamentos é a nova signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma iniciativa de adesão voluntária que visa mobilizar práticas de negócios nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção.
A adesão afirma o empenho da empresa na continuidade de ações estratégicas e de operações cotidianas para a plena aderência aos princípios do Pacto Global, para fortalecer ainda mais o seu engajamento em projetos de colaboração que promovam o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
“A adesão ao Pacto Global materializa nosso compromisso de atuar de forma sustentável e transparente, gerando valor não só para o negócio, mas também para a sociedade”, afirma Alexandre Correa, diretor administrativo e financeiro da Supera Farma.
Ações
No meio ambiental, a empresa implementou diversas ações para otimizar o uso de recursos e promover a sustentabilidade. Dentre as iniciativas, destacam-se o uso exclusivo de fontes energéticas renováveis, a gestão adequada de resíduos e efluentes, e o abastecimento de sua frota com etanol, que conta com cerca de 750 veículos que atendem a propagandistas em todo o Brasil. Essa medida resulta em uma redução de aproximadamente 588,12 toneladas de CO₂e fóssil por ano. Além disso, a companhia eliminou o consumo de cerca de 12 mil copos plásticos anuais em suas unidades, substituiu o plástico filme por capas de paletes reutilizáveis, o que evita o uso de cerca de 700 kg de plástico por ano, entre outras ações. A empresa também se dedica a avaliar e reduzir os impactos ambientais de suas operações, com o objetivo de combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.
No que diz respeito à governança, o código de ética e conduta foi desenvolvido com base nas políticas e estratégias internas de modo a assegurar que todas as operações fossem pautadas pela integridade, ética e transparência. A Supera Farma definiu com clareza e de modo objetivo quais são as condutas aceitáveis, o que pode ou não ser feito em determinados ambientes e o que é preciso fazer para atender sempre as legislações vigentes no Brasil. Ações internas de engajamento, como a semana de compliance, comunicações recorrentes sobre práticas de governança, utilização de sistemas de gestão de contratos, auditorias anuais com uma das 4 empresas referência em auditorias no mercado brasileiro, entre outras ações, também reforçam o compromisso da empresa para garantir a integridade e ética nos processos e ações internas e externas.
Considerando o aspecto social, a Supera Farma firmou um forte compromisso em fomentar o desenvolvimento e a evolução direta constante dos colaboradores e indireta com a sociedade. Com salários competitivos, benefícios diferenciados, auxílio e incentivos educacionais, treinamentos internos e plano de carreira, incentivou os membros da empresa a entregarem o seu melhor, da sua melhor forma, aprimorando tanto as habilidades técnicas quanto comportamentais. Programas internos de engajamento também são parte essencial da estratégia da empresa para o desenvolvimento do pilar social, com ações como doação de sangue anual, com uma média de 70 doadores, podendo ajudar até 280 pessoas que precisarão receber bolsas de sangue, campanhas voltadas à inovação e envio de novas ideias pelos colaboradores e outras iniciativas compõem o cenário da empresa frente a este pilar.
Em relação à comunidade, sua atenção às instituições sem fins lucrativos também está em crescimento, o que a levou a apoiar, em 2024, as ações: ‘Expressões do gingado’, projeto de capoeira desenvolvido pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; a edição carioca do Jaguar Parade, movimento artístico que arrecada fundos para a conservação da onça-pintada e a preservação de seus habitats; a iniciativa ‘Dança nos Hospitais’, realizada pela Cisne Negro Cia de Dança com apresentações pocket do clássico “O Quebra-Nozes” em 5 instituições hospitalares, além de uma colaboração com o desenvolvimento da Cartilha de Educação Ambiental junto à Prefeitura de Pouso Alegre, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes da comunidade local sobre a preservação ambietal, descarte correto de lixo, coleta seletiva e uso consciente da água, além de uma frente ativa para auxílio emergencial ao Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas, em junho de 2024.
Com a adesão ao Pacto Global da ONU, a Supera Farma reforça seu compromisso com práticas empresariais responsáveis e sustentáveis. A empresa continuará a implementar e aprimorar suas ações em diversas áreas, alinhadas aos princípios do Pacto Global, com foco na geração de valor compartilhado e no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive com a publicação do primeiro relatório de práticas de ESG da Supera, trazendo um relato de forma completa de todas as ações da empresa neste contexto, com o objetivo de publicar anualmente suas práticas, intenções e métricas de ESG.
Desta forma, a Supera reafirma a posição como agentes transformadores, tanto no mercado quanto na sociedade. Em 2025, a empresa segue com iniciativas que não apenas impactam positivamente o ambiente corporativo, mas também contribuem para o desenvolvimento da comunidade, e da saúde, explorando também aspectos de bem-estar e esperança.
Sobre a Supera Farma – Joint venture inédita no mercado nacional, atua com gestão compartilhada para a promoção e comercialização de medicamentos estabelecidos, referência e inovadores. Fundada em 2011 pelos laboratórios nacionais Cristália e Eurofarma, atualmente conta com 900 colaboradores e possui escritório em São Paulo, além de um centro de distribuição em Pouso Alegre/MG.
Mais Informações: Site | Instagram | Facebook | Linkedin
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HELYDA GOMES PEREIRA DA SILVA
helydagomes@booxcomunicacao.com.br