São Paulo, dezembro de 2024 – No próximo dia 5 de dezembro, a Softys, empresa líder no setor de higiene e cuidados pessoais, celebra o Dia Mundial do Voluntariado, destacando a importância de ações que transformam vidas e geram impacto social. Por meio do programa Softys Contigo, a empresa já beneficiou mais de 13.000 pessoas e construiu cerca de 430 banheiros em toda a América Latina.
No sábado (30 de novembro) a Softys promoveu a última edição do Softys Contigo 2024, na aldeia indígena Tekoa Itaendy, localizada na região do Pico do Jaraguá, em São Paulo. A iniciativa, realizada em parceria com a ONG TETO, instalou 6 banheiros comunitários equipados com tecnologia sustentável de tratamento de efluentes sanitários, baseada no processo de vermicompostagem e no uso do círculo de bananeiras. A solução permite reduzir o impacto ambiental no lençol freático, relacionado com a gestão de resíduos através desse processo de biodigestão.
Estima-se o impacto direto nas 26 famílias da comunidade com a instalação das soluções sanitárias, o que equivale a quase 100 pessoas beneficiadas diretamente. A colaboração foi um fator chave para o sucesso da iniciativa, voluntários da Softys trabalharam lado a lado com a comunidade Guarani Mbya e a TETO para finalizar as instalações hidráulicas, pintar os banheiros e implantar os sistemas de tratamento.
A ação não apenas conclui mais um ciclo de impacto positivo do Softys Contigo, mas também reafirma o compromisso da Softys em trabalhar lado a lado com comunidades para construir um futuro mais justo e sustentável. O Softys Contigo é uma iniciativa que mobiliza colaboradores da empresa em ações voluntárias voltadas para comunidades em situação de vulnerabilidade de seu entorno. Desde sua criação, o programa tem promovido melhorias concretas, com projetos focados em acesso à água, saneamento básico e higiene pessoal.
Durante o ano de 2023 o projeto construiu cerca de 177 banheiros construídos entre Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador e México – só em São Paulo foram 9 banheiros em comunidades vulneráveis. Somando as demais soluções de água e saneamento, foram 316 na América Latina, sendo 35 só no Brasil. O total de pessoas impactadas foi mais de 2.450 diretamente e 4.300 indiretamente no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
“Nosso compromisso é com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades do entorno de nossas operações. De acordo com o Relatório de Direitos Humanos dos Povos Indígenas, quanto a água potável e saneamento no Brasil, cerca de um quarto das crianças indígenas correm maior risco de diarréia devido à falta de disponibilidade de água potável segura e instalações sanitárias adequadas (Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas, 2022)”, comenta Eliane Quintella, Diretora de Assuntos Jurídicos, Relações Institucionais e ESG da Softys Brasil.
Até 2026, o objetivo do programa é levar 2 mil soluções para os oito países, proporcionando acesso à água potável e saneamento básico a mais de 14 mil pessoas diretamente e 30 mil pessoas indiretamente. No Brasil, a iniciativa já realizou ações em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e no Distrito Federal.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mariana del Corral Collini
mariana.collini@fleishman.com.br