Para quem busca abrir seu próprio negócio, investir em franquias de alimentação pode ser uma alternativa atraente. Com modelos que partem de R$20 mil, é possível se tornar franqueado em um dos setores que mais crescem no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias tem mostrado resultados positivos, com segmentos como o de alimentação se destacando.
Por isso, fizemos a seleção abaixo com sete opções de franquias para quem quer empreender.
Antes de fechar negócio, no entanto, é importante que o investidor tenha um planejamento financeiro bem detalhado e estude a franquia antes de investir para evitar prejuízos.
Confira.
Hungara Lanches
Fundada em 1983 por José Correia em Niterói, RJ, a Hungara Lanches é uma rede de lanchonetes especializada em “italianos”, salgados tradicionais da cidade, acompanhados de uma deliciosa maionese temperada. Com mais de 40 lojas espalhadas por Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio de Janeiro e agora São Paulo, a Hungara é sinônimo de tradição e sabor.
A marca passou por um processo de formatação em franquias em 2022 e continua a expandir rapidamente. A fábrica da empresa, localizada no Barreto, bairro de Niterói, garante o padrão de qualidade em todas as lojas da rede. Com mais de 15 sabores de “italianos”, a Hungara Lanches se consolidou como um verdadeiro patrimônio cultural imaterial de Niterói e segue conquistando o público com suas delícias.
Investimento: R$ 200 mil
Faturamento médio mensal: R$120 mil
Tempo de retorno: 13 a 20 meses
Site da franquia: http://www.hungaralanches.com.br
Frutassa
A Frutassa é uma rede de franquias especializada em alimentação saudável, que oferece um cardápio diversificado com lanches leves, sucos naturais, saladas de frutas e uma ampla gama de alimentos nutritivos. A marca se destaca por proporcionar uma operação simples e eficiente, ideal para quem deseja entrar no setor alimentício com baixo investimento e alta viabilidade operacional. Integrante da Hypper Brands, uma holding reconhecida por seu expertise no desenvolvimento de franquias de sucesso no segmento de alimentação, a Frutassa alia inovação e simplicidade para atender a crescente demanda por uma alimentação saudável e prática.
Valor de investimento: R$89,9 mil
Faturamento médio mensal: R$60 mil
Tempo de retorno: entre 9 e 18 meses
Site da empresa: http://www.frutassa.com.br
CrepeFy
A Crepefy é uma microfranquia de alimentação especializada no autêntico crepe francês no estilo europeu, com mais de 30 sabores entre opções doces e salgadas. Fundada em 2022 na cidade de São Paulo, a marca oferece uma experiência de consumo diversificada, atuando em três formatos: balcão em lojas físicas, delivery e eventos corporativos. Em 2023, a Crepefy entrou no franchising, disponibilizando três modelos de negócios: loja de rua, quiosque e contêiner. Atualmente, a marca faz parte da Hypper Brands, uma das principais holdings de franquias de alimentação do país.
Investimento: a partir de R$75 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$35 mil após o ponto de equilíbrio
Tempo de retorno: entre 9 e 18 meses
Site da empresa: https://www.crepefy.com.br/
TDonuts
Fundada em 2021, a TDonuts é uma das maiores redes de franquias de donuts do Brasil, conhecida por sua receita exclusiva que garante uma massa sempre macia e sabores inovadores. Além dos tradicionais donuts doces, a TDonuts se destaca ao oferecer opções salgadas, com combinações que incluem ingredientes como bacon, cheddar, catupiry e presunto. A marca busca proporcionar uma experiência única aos consumidores, aliando qualidade e criatividade. Recentemente adquirida pela Hypper Brands, a TDonuts tem planos ambiciosos de expansão em todo o Brasil, focando em seu modelo de microfranquias acessíveis e operações simplificadas. A rede oferece suporte completo aos franqueados, com foco na administração eficiente e atendimento de excelência.
Investimento: a partir de R$49,9 mil
Faturamento médio mensal: R$40 mil após o ponto de equilíbrio
Tempo de retorno: entre 6 e 9 meses
Site da empresa: http://www.tdonuts.com.br
Galo Zé
Criada em 2017, a Galo Zé é uma rede de franquias de frango frito que tem se destacado pela eficiência na gestão e qualidade dos produtos. Com uma linha exclusiva de mais de dez molhos, a marca se diferencia ao entregar o frango quentinho e bem servido. E isto não ocorre por acaso. Todas as unidades franqueadas são preparadas e seguem regras de gestão que garantem a agilidade da produção e economia de custos, tudo supervisionado pelos consultores da franqueadora.
Investimento total: A partir de 130 mil
Prazo de retorno:15 a 18 meses
Faturamento médio mensal: R$ 70.000,00
Site da franquia: https://investimento.galozefranquia.com.br/
Rap Chef
Fundada por Israel Matias, a Rap Chef é uma inovadora rede de franquias de marmitas ultracongeladas que se destaca no mercado brasileiro. Com sede em São Paulo, a empresa foi criada com a missão de oferecer refeições saudáveis, acessíveis e deliciosas, idealizadas para atender especialmente mulheres, crianças e famílias. A Rap Chef começou sua jornada com uma linha fitness e, após uma fase de reinvenção, expandiu-se para um modelo de franquia bem-sucedido, contando hoje com mais de 500 freezers distribuídos por todo o Brasil. Cada unidade da franquia opera com o suporte total da marca, garantindo qualidade e satisfação tanto para os franqueados quanto para os consumidores finais.
Investimento inicial: a partir de R$ 20,9 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 10.000 e R$ 50.000
Tempo de retorno: 6 a 12 meses
Site da empresa: https://www.instagram.com/meurapchefoficial/
Temaki Fry
Especializada em comida japonesa, a Temaki Fry é uma rede de franquias que se notabiliza pela qualidade e variedade dos produtos servidos. As operações da marca se destacam pelos pratos servidos, mas também pela praticidade e conveniência. As lojas, em sua grande maioria, ficam abertas até de madrugada e oferecem um ambiente moderno e agradável.
Investimento: a partir de R$300 mil
Faturamento (mês): R$300 mil (médio)
Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Site: https://temakifry.com/franquia/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
marcus@agenciasucellus.com