Saúde mental e diabetes: 79% dos brasileiros relatam ansiedade e depressão
Uma pesquisa global destaca o impacto emocional do diabetes, revelando que quase 4 em cada 5 brasileiros enfrentam desafios de saúde mental relacionados à doença
A saúde mental de quem vive com diabetes no Brasil merece atenção urgente. Segundo uma nova pesquisa conduzida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), 79% dos brasileiros com diabetes relataram ansiedade, depressão ou outras condições de saúde mental relacionadas à doença.
O estudo revelou que o medo de complicações futuras é o principal fator associado ao impacto emocional, afetando 91% dos entrevistados. Outros fatores incluem as dificuldades no gerenciamento diário da condição (83%), os desafios de acesso a medicamentos e insumos (74%) e o preconceito ou discriminação no atendimento por profissionais de saúde (69%).
O peso emocional do diabetes – A pesquisa também revelou que 88% das pessoas com diabetes no Brasil desejam mais apoio emocional e mental por parte de seus médicos. Embora o impacto do diabetes na saúde mental varie, quase 90% dos brasileiros afetados pela doença relataram episódios de burnout, caracterizados por frustração e exaustão devido às demandas diárias de gerenciamento da condição.
De maneira alarmante, 4 em cada 5 pessoas que enfrentaram burnout admitiram interromper ou abandonar o tratamento por conta do estresse ou da sensação de sobrecarga.
Dados que chamam a atenção
• 79% dos brasileiros com diabetes já enfrentaram ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais associados à condição.
• 91% apontaram o medo de complicações como o maior gatilho para questões de saúde mental.
• 83% mencionaram o impacto do gerenciamento diário como uma das principais fontes de estresse.
• 88% desejam maior apoio emocional de seus médicos.
• 90% enfrentaram burnout devido às exigências diárias do controle da doença.
Especialista reforça a importância do cuidado integral
Para a Dra. Hermelinda Pedrosa, vice-presidente da Federação Internacional de Diabetes (Brasil), o tratamento do diabetes precisa ir além do controle glicêmico. “Apesar de o diabetes afetar tanto o bem-estar físico quanto mental, os cuidados costumam focar apenas no controle do açúcar no sangue, deixando muitas pessoas sobrecarregadas. De acordo com as estimativas recentes da IDF, mais de 15 milhões de brasileiros vivem com diabetes atualmente, e esse número pode atingir 10% da população adulta até 2045. Com isso, o bem-estar mental de mais de 12 milhões de pessoas está em risco devido ao peso diário de gerenciar sua condição”, afirma a vice-presidente.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado online pela Smart Survey, entre 9 de setembro e 9 de outubro de 2024, e reflete a experiência de pessoas com diabetes no Brasil.
Sobre a Federação Internacional de Diabetes
A Federação Internacional de Diabetes (IDF) reúne mais de 240 associações nacionais de diabetes em 160 países e territórios. Desde 1950, a organização lidera iniciativas para melhorar a qualidade de vida de quem vive com diabetes e prevenir a doença em populações de risco.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA LIMA SOARES
ana@encasocomunicacao.com.br