A raiva é uma doença grave, contagiosa e que pode levar à morte, a única forma de prevenção contra a doença em humanos e animais é a vacina. Após oito anos, o Estado de Pernambuco, nesta quinta-feira, dia 9, registrou um caso de raiva humana ocasionada pela mordida de um sagui infectado. Ainda, no dia anterior, um foco de raiva bovina foi confirmada no sudoeste da Bahia, em Guanambi, após a morte de nove animais. No ano passado, também foi notificado o primeiro caso de raiva canina em 40 anos na cidade de São Paulo.
Segundo o médico-veterinário da Petlove, Pedro Risolia, a raiva é provocada por um vírus sintomático em mamíferos e é quase 100% fatal. O veterinário explica que a variante presente em morcegos é a mais comum, sendo a espécie de morcegos hematófogos a principal transmissora de raiva, já que se alimenta exclusivamente de sangue. “Assim, o contágio da raiva pode ocorrer via mordidas, e com menos frequência, lambidas ou arranhaduras de morcegos ou de outro animal infectado, como acontece na transmissão de cães para cães, na variante canina”, ressalta.
O veterinário da Petlove descreve que, no caso dos pets, o hospedeiro do vírus pode apresentar sinais como confusão mental, agressividade excessiva, salivação, andar em círculos e paralisia até o momento da morte, que acontece em média, entre cinco a sete dias após a manifestação dos primeiros sintomas. “Por conta da rigidez muscular causada pela doença, cães e gatos ficam com dificuldade para mastigar, deglutir, o que gera a famosa salivação”, resume.
A prevenção é feita através de vacinação, o mais indicado é que cães e gatos sejam imunizados a partir de três ou quatro meses de idade e que recebam uma dose extra anualmente. “A vacinação não é exclusiva à saúde dos pets, mas para toda a sociedade, a raiva pode atingir os humanos. Em 2023, os Planos de Saúde Petlove registraram que quase 300.000 cães e gatos receberam imunizantes contra diversas enfermidades, dentre elas, zoonoses como a raiva, impedindo a circulação da doença”, enfatiza Pedro.
Sobre a Petlove&Co
Fundada em 1999, a Petlove iniciou suas atividades como um e-commerce, pioneiro no setor no país, e hoje se consolida como o primeiro ecossistema pet no Brasil. Atualmente, a companhia engloba outras frentes de negócios, como saúde, hospedagem e serviços, sempre focada em oferecer soluções completas para tutores e pets, seja no mundo virtual ou presencial. Com as frentes de planos de saúde e os serviços da DogHero, a companhia conecta a jornada do cliente, que pode resolver todas as questões relativas ao pet em um só lugar. A empresa também tem forte atuação no segmento B2B e busca a valorização dos profissionais do setor, com soluções voltadas a médicos veterinários e petshops, empreendedores e pet sitters, fortalecendo todo o ecossistema pet por meio das plataformas de conteúdos técnicos e auxílio ao médico veterinário e de gestão de negócios com as marcas Vet Smart e Vetus, respectivamente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA FLÁVIA TIEMI ARAKAKI
ana.arakaki@fsb.com.br