Dados da YouGov Profiles, ferramenta da multinacional de pesquisa de mercado on-line YouGov, apontam as tendências de consumo de presentes no Brasil. Segundo o levantamento, fatores como a ocasião (63%) e o orçamento disponível (55%) são os principais critérios que guiam a decisão dos consumidores no momento de presentear.
Além desses fatores, a ferramenta revela que a proximidade e relação com o presenteado influencia 50% dos entrevistados, enquanto critérios como usabilidade do presente (35%) e as preferências da pessoa aparecem na mesma proporção. Já aspectos como idade (27%) e gênero (23%) também são levados em conta, embora com menor relevância.
David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, explica que a YouGov Profiles é uma plataforma baseada em dados coletados continuamente e pesquisas contínuas, em vez de um único questionário limitado. “Com base nestes dados, fica evidente que datas comemorativas seguem impulsionando o mercado de presentes no Brasil. O Natal, por exemplo, continua sendo um dos principais momentos em que os consumidores gastam tempo e dinheiro para presentear, mas vale atentar para o fato de que a compra de presentes é, além de afetiva, uma decisão econômica. Em um país onde o consumo consciente ganha cada vez mais espaço, o equilíbrio entre custo, ocasião e relação com o presenteado guia as escolhas dos brasileiros”, analisa.
As categorias mais escolhidas: roupas e bebidas lideram
No ranking dos presentes mais comprados, roupas, calçados e bolsas lideram com folga, escolhidos por 68% dos brasileiros. A preferência é ainda mais expressiva entre o público feminino (72%), enquanto 63% dos homens consideram essa categoria.
Logo em seguida, alimentos e bebidas, como chocolates, vinhos e doces, surgem como uma escolha popular, sendo mencionados por 44% dos consumidores entrevistados pela Profiles. Essa categoria se destaca especialmente entre as mulheres, com 51%, contra 28% entre os homens.
Itens voltados para saúde e beleza também aparecem entre os favoritos, com 40% de adesão. Aqui, a diferença entre gêneros é menor: 46% no público feminino e 42% no masculino, mostrando que produtos como maquiagem, perfumes e sabonetes têm ampla aceitação.
Brinquedos, livros e presentes personalizados
Brinquedos e jogos e livros empatam com 32%, refletindo a busca por opções que agradam tanto crianças quanto adultos. Entre os livros, a adesão é levemente maior entre as mulheres (34%) em comparação aos homens (29%).
Os presentes personalizados ganham cada vez mais relevância, aparecendo com 30% no levantamento. Canecas, camisetas e outros itens customizados são mais procurados por mulheres (35%) do que por homens (23%), reforçando a tendência de presentes com um toque especial e único.
Eletrônicos e joias ainda têm destaque
Na categoria de eletrônicos, a preferência masculina é maior, com 28%, enquanto 19% das mulheres optam por esse tipo de presente. Já as joias, incluindo acessórios e peças especiais, são escolhas de 22% dos brasileiros, com destaque semelhante entre os dois gêneros (23% feminino e 20% masculino).
Vouchers e cartões-presente, uma opção prática e funcional, são escolhidos por 16% dos entrevistados, enquanto equipamentos esportivos, ingressos e viagens aparecem no final da lista, com 10%, 8% e 7%, respectivamente.
“Com os dados da YouGov, fica claro que o mercado de presentes no Brasil é guiado por tradições, mas também por tendências modernas, como a busca por experiências únicas e presentes personalizados. Seja com roupas, bebidas ou acessórios especiais, presentear segue sendo um gesto essencial para expressar carinho e atenção”, diz Eastman.
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POLLYANA NEVES ROCHA FALCAO
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