Em celebração ao Dia Internacional do Voluntariado, comemorado em 5 de dezembro, a Edenred Brasil, plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, e detentora das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, Taggy, Edenred Pay e Punto, realizou uma pesquisa que revelou dados sobre o engajamento das empresas e trabalhadores com iniciativas corporativas de voluntariado. A pesquisa apontou que 56,8% das empresas promovem voluntariado e 80% dos respondentes engajam e participam das ações, enquanto 43% das companhias não promovem iniciativas do gênero. Neste recorte, 86% das pessoas que responderam que suas empresas não têm iniciativas, participariam se tivessem oportunidades.
Os resultados da pesquisa, realizada com mais de 240 respondentes, reforça a importância de programas estruturados nas empresas, como o Programa de Voluntariado Edenred, que em 2024 já alcançou números expressivos: desde janeiro, 848 pessoas – que representam 32% do quadro total de pessoas colaboradoras – participaram das mais de 60 iniciativas realizadas durante o ano, contabilizando mais de cinco mil horas investidas em voluntariado. Entre as iniciativas, estão a entrega de presentes ao Instituto Velho Amigo, em São Paulo, beneficiando pessoas acima de 60 anos; a Semana da Diversidade, com mentorias para jovens em parceria com a Afago; mentorias e visitas guiadas no escritório de Pinheiros, em São Paulo, para jovens da Associação Despertar; iniciativas junto à Liga Solidária com foco em alimentação saudável e desperdício alimentar, além da Caminhada Ecológica no Largo da Batata, focada na conscientização ambiental. No Rio Grande do Sul, pessoas voluntárias da Edenred também apoiaram na revitalização de espaços como uma praça em São Leopoldo, em colaboração com o Projeto Criança Cidadã, e a oficina de costura criativa para mulheres com a Ciclo Reverso.
Além disso, um dos grandes destaques é o Idealday 2024, ação global de voluntariado corporativo do Grupo, realizado anualmente, e que conta com a participação das pessoas colaboradoras nos 45 países onde a Edenred está presente. “O voluntariado é uma das maneiras mais eficazes de promover a transformação social, com a doação de tempo e talento de nossas pessoas. Na Edenred, acreditamos que cada ação solidária tem o poder de mudar vidas e fortalecer as comunidades em que vivemos. Neste ano, impactamos mais de 4.200 pessoas e nossa missão é incentivar todos e todas a fazerem a diferença, fortalecendo conexões para o bem”, afirma Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil.
Para reforçar sua cultura de voluntariado, a marca também irá promover a 1ª edição do Prêmio Ideal, que visa reconhecer as pessoas colaboradoras que doam tempo e talento para transformar suas comunidades em ações voluntárias, seja por iniciativas próprias ou através do Programa de Voluntariado da Edenred Brasil. Pensando em inspirar as pessoas a continuarem seus esforços sociais, o prêmio é dividido em três categorias: Engaja, Mobiliza e Transforma. A primeira categoria reconhece as pessoas que dedicaram mais horas ao Programa de Voluntariado em 2023 e a premiação ocorreu durante a abertura do Idealday. As três pessoas premiadas de cada marca do Grupo ganharam kits personalizados para celebrarem seu engajamento. Já a segunda categoria reconhece pessoas voluntárias que realizam iniciativas comunitárias de forma independente, sem vínculo com organizações da sociedade civil, e exige que tenham atuado na iniciativa por mais de um ano. Três pessoas serão premiadas e receberão uma sessão de consultoria especializada para potencializar as suas iniciativas. Por fim, a terceira é destinada a pessoas voluntárias que atuam em organizações da sociedade civil formalmente estruturadas, também com mais de um ano de atuação na organização e na iniciativa. Nesta categoria, uma única pessoa vencedora terá a organização que apoia contemplada com uma ação de voluntariado personalizada, com a participação de voluntários da Edenred. Os vencedores das últimas categorias serão anunciadas em evento especial a ser realizado em dezembro.
“Com o Prêmio Ideal, queremos valorizar o protagonismo de nossas pessoas e consolidar a prática do voluntariado como um dos principais pilares da nossa cultura. Acreditamos que, além do impacto positivo que geramos, o voluntariado auxilia na construção do ser humano e aprimora competências importantes como o trabalho em equipe, comunicação, liderança e outras habilidades que buscamos desenvolver em nossos times”, conclui o Vice-Presidente da marca.
Sobre a Edenred Brasil
A Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de aproximadamente 1 milhão de empresas-clientes.
No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios e Engajamento, com a marca Ticket; Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto. São mais de 130 mil empresas clientes, 8,5 milhões de empregados beneficiados e cerca de 800 mil comerciantes credenciados no País.
Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Também promovem o acesso a alimentos mais saudáveis, produtos ambientalmente mais responsáveis e a uma mobilidade mais sustentável.
Os 12 mil funcionários da Edenred estão comprometidos em tornar o mundo do trabalho um ecossistema conectado mais seguro, eficiente e responsável, todos os dias.
Em 2023, graças aos seus ativos tecnológicos globais, o Grupo geriu € 41 bilhões em volume de negócios, realizados principalmente por meio de aplicações móveis, plataformas online e cartões.
Saiba mais
Site: www.edenred.com.br.
LinkedIn: www.linkedin.com/company/22311673/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS MENOITA ALVES
edenred@rpmacomunicacao.com.br