A temporada de verão está a todo vapor e além dos tradicionais cuidados com a pele e cabelo, os olhos também merecem atenção especial neste período. Segundo o oftalmologista Fernando Naves, do hospital Santa Casa de Mauá, com alguns cuidados simples é possível garantir a saúde dos olhos e evitar queimaduras, infecções e incômodos, como a fotofobia. “Em razão do calor e dos banhos em piscinas e praias, que facilitam a proliferação de vírus e bactérias, ainda há a aglomeração de pessoas e o aumento da umidade, o que tornam as infecções mais recorrentes”, alerta.
Entre essas infecções estão a blefarite, o terçol, a ceratite, as alergias e a conjuntivite. Para prevenir qualquer desconforto, é importante não tocar nos olhos com as mãos sujas, não esfregar, retirar a maquiagem antes de dormir, manter-se hidratado, não abrir os olhos dentro da água durante os mergulhos sem óculos de proteção, evitar o sol no período de maior radiação e ter cuidado ao passar protetor solar ou ao aplicar produtos para o cabelo a fim de que eles não entrem em contato com os olhos.
A lubrificação dos olhos também é muito importante. O calor, o cloro das piscinas e o sal do mar podem deixá-los ressecados. Após os mergulhos, lave bem os olhos com água filtrada e faça uso de colírios próprios, recomendados pelo oftalmologista, já que o uso indevido e exagerado do medicamento pode gerar outros problemas.
O uso de óculos de sol ou de lentes escuras é indiscutível, inclusive, em dias nublados por reduzirem a luminosidade e filtrarem os raios ultravioletas. A proteção pode ser complementada com o uso de bonés e chapéus. “Ao adquirir o acessório, é preciso conferir a proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que devem ser de 100%. As cores das lentes não interferem na eficácia da proteção e qualquer outro nível abaixo do recomendado poderá causar queimaduras de retina e córnea, além de outras doenças”, orienta Fernando Naves.
Outros cuidados com os olhos durante o verão também são válidos, como não usar lentes de contato na piscina e fazer compressas com soro fisiológico caso os olhos fiquem irritados em razão da água do mar, piscina e exposição ao sol. Se houver vermelhidão ou outra irritação nos olhos, procurar sempre um oftalmologista para um diagnóstico preciso.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/ .
Imagem:
https://drive.google.com/drive/folders/1fGZmtt8jW2-B0HN9faG11jeHqsGU4BU4?usp=sharing
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARLI PUERTAS POPOLIN ROSSI
mprossi@mprossi.com.br