Com 99% das empresas brasileiras classificadas como micro ou pequenas, segundo o SEBRAE, conselheiros estratégicos são essenciais para o crescimento e a sobrevivência desses negócios. Empresas que contam com conselheiros têm 30% mais chances de superar crises e aumentar receitas, segundo a Endeavor Brasil. A organização afirma que pequenas empresas, muitas vezes sem estrutura gerencial adequada, podem se beneficiar muito da orientação de líderes experientes.
Segundo Sandoval Martins, conselheiro e mentor especializado em inovação, no atual cenário econômico, marcado pela transformação digital e por consumidores exigentes, pequenos empresários enfrentam desafios como gestão financeira e adaptação às novas demandas do mercado. Apenas 36% das pequenas empresas no Brasil estão digitalizadas, aponta o relatório Pequenos Negócios no Brasil 2024, também do SEBRAE. “A falta de estratégias claras é uma das principais razões para o fechamento precoce dessas empresas”, explica Sandoval.
Para o especialista e mentor em liderança e inovação, o conselheiro é mais do que um estrategista. “Nas pequenas empresas, onde os recursos são limitados, o conselheiro é um mentor crítico que conecta o presente ao futuro do negócio”, sugere. Ele ainda reforça que implementar boas práticas de gestão, adotar ferramentas digitais e construir equipes colaborativas não transforma apenas empresas, mas impacta a economia e a sociedade.
Um exemplo é a Mandaê, startup de logística que auxilia pequenos e médios e-commerces a otimizar envios. Fundada em 2014, a empresa cresceu ao renegociar contratos e diversificar estratégias, sendo incorporada pela Nuvemshop em 2021, consolidando seu lugar no mercado. Sandoval aconselha que empresários devem buscar conselheiros com experiência prática e visão personalizada, construindo confiança e alinhando expectativas. “O conselheiro é, acima de tudo, um agente de mudanças positivas”, define.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Damaris Pedro
damarispedro7@gmail.com