Mas aqui também! É o que está acontecendo no mundo, depois de séculos de exploração insana dos recursos naturais. Estiagem, escassez de água, poluição no solo, na atmosfera e na água. A metamorfose no clima global gera consequências fatais para a humanidade. O mundo inteiro experimenta as tragédias e nós também.
Somente nestas últimas semanas, tivemos tufões nos Estados Unidos, o tufão “Yagi”, que matou oitenta e sete pessoas ao passar pelo Vietnã, China e Filipinas. A inundação em Valência, na Espanha, o Monte Fugi, no Japão, que pela primeira vez não teve neve em sua parte superior.
Os rios da região amazônica estão impedindo a passagem de barcos, porque a seca os assoreou e não dão vazão às embarcações.
São Paulo, esta gigantesca cidade que vai atingir treze milhões de pessoas, está investindo enorme quantia em adaptação do ambiente para que não haja mortes durante as chuvas de verão, cuja temporada já teve início. Macrodrenagens, retificação de córregos, jardins de chuva, piscinões, edificação de muros de arrimo e de contenção, para que não haja desmoronamento, desentupimento de bueiros e de bocas-de-lobo. Tudo isso foi trabalho de uma equipe briosa e eficiente da Prefeitura, o que evitou mortes por afogamento ou desmoronamento no Verão 2023/2024. Queremos repetir no Verão 2024/2025. E você pode ajudar: descarte corretamente o seu resíduo sólido. Ele tem de ser separado para permitir a reciclagem, o reaproveitamento, a efetivação da economia circular e da logística reversa. Uma cidadania limpa e atenta garante uma cidade bonita, segura, sustentável e feliz.
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
lucianafeldman@gmail.com