O que linhas de produção e circulação de produtos em galpões logísticos têm em comum? São ambientes que precisam do máximo de cuidado na circulação de ativos, pessoas e produtos sob o risco de acidentes graves. No Brasil, entre 2012 e 2022, foram mais de 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes de trabalhadores em suas funções, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. No ano seguinte, em 2023, dados do eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelaram 499.955 acidentes com 2.888 vítimas fatais.
Os altos números se tornaram prioridades em plantas fabris que abriram a procura por tecnologias que ajudem a reduzir o volume de sinistros nas fábricas, agora como coibir maus hábitos de trabalho ou até ações irresponsáveis com o uso de empilhadeiras nesses ambientes?
Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax e especialista em RTLS, explica que a a tecnologias mais aceita no mundo é a de localização em tempo dos ativos e pessoas que podem ir além de fornecer dados e informações que melhoram a produção, garantem também a manutenção de ambientes seguros:
“O RTLS sempre teve suas aplicações associadas à produção industrial, até que muitas fábricas perceberam seu potencial para monitorar movimentações em determinadas áreas dentro de uma fábrica, incluindo colaboradores em espaços perigosos , por exemplo”.
Rastreabilidade é trunfo tanto para produção quanto para proteção
O sistema é capaz de rastrear, por exemplo, a localização interna de qualquer elemento circulando nas fábricas, sejam empilhadeiras, outros veículos e até mesmo pessoas. O controle em tempo real ajuda na prevenção de acidentes, utilizando, por exemplo, alertas quando uma ou mais empilhadeiras são detectadas em local não permitido ou realizando movimentações fora do planejado naquele local.
“O sistema pode estar afixado em ativos empresariais que precisam de atenção extra, como equipamentos, veículos e até mesmo peças de alto valor, e passa a ser, definitivamente, uma ferramenta para rastreamento, com precisão e em tempo real, de localização. Esse rastreamento pode se estender para times de trabalho, melhorando a segurança e o alcance de monitoramento para gestores dentro de uma planta industrial”, completa o especialista.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
aroldoglombjunior@gmail.com