O diretor Executivo do Instituto Ética Saúde (IES), Filipe Venturini Signorelli, e a secretária executiva, Marcela Marchioro, estiveram em reunião, em 21 de janeiro, na Prefeitura de Mogi das Cruzes, cidade da Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê, com mais de 500 mil habitantes. Eles foram recebidos pela prefeita, Mara Bertaiolli, e pelo vice-prefeito, Téo Cusatis, além da secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, do secretário municipal de Governo e Transparência, Guilherme Server, a chefe de Gabinete, Neusa Marialva, e o controlador geral do Município, Rodrigo Reys.
“No encontro foi discutido um trabalho especializado para a implantação de boas práticas de máxima transparência e governança nas ações da Secretaria de Saúde do Município, sendo pautado por regras bem definidas e claras, que serão estabelecidas por meio de um Acordo de Cooperação Técnica”, explicou Filipe Venturini Signorelli. A Prefeitura, em conjunto com o Instituto Ética Saúde, irá desenvolver estratégias para implementação de um modelo piloto que poderá ser seguido por outros municípios. Na reunião ainda foram debatidos ações e projetos a serem implantados em áreas como licitações e prestação de contas das Organizações Sociais da Saúde.
“A cidade se tornou observadora do Marco de Consenso do Brasil, desenvolvido pelo Instituto Ética Saúde. Além disso, a Prefeitura e a entidade trabalharão juntas, por meio de um acordo de cooperação técnica, em projetos inéditos em Mogi das Cruzes, como um manual de ética e boas práticas para a Secretaria Municipal de Saúde e o primeiro protocolo de prestação de contas de Organizações Sociais de Saúde”, informou o site da Prefeitura sobre o encontro.
“Vamos aprender muito com o Instituto Ética Saúde e eles com a gente também. Mogi das Cruzes vai ser modelo deste trabalho. Vamos começar desde o início, cumprir todos os passos. A Prefeitura está à disposição”, afirmou Mara Bertaiolli. “O acordo de cooperação técnica será o instrumento para o IES ser orientador da construção dos caninhos éticos e transparentes”, completou o diretor Executivo do Instituto Ética Saúde.
“O braço de governança e de conformidade está no DNA da administração, inovando nas questões de boas práticas. Vamos estruturar processos de transparência e ética e o instituto será um orientador para nós”, explicou Téo Cusatis.
“Dentro do trabalho realizado pelo Instituto está verificar a regulação, a legislação e o que pode ser alterado e melhorado, inovando em boas práticas em termos de licitações, compras e procedimentos. Ele também recebe denúncias de más práticas, que são encaminhadas para os órgãos competentes”, destacou a notícia publicada no site de Mogi das Cruzes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOSE ROBERTO LUCHETTI
atendimento@docpress.com.br