A quantidade de pesquisas por aluguel por temporada neste ano aumentou 43% na comparação com o primeiro trimestre de 2023, segundo pesquisa do Grupo Decolar. Esse crescimento exponencial também elevou a competição entre propriedades, e plataformas fazendo com que a apresentação visual do imóvel passe a ser um fator diferencial e decisivo para aumentar ou diminuir as taxas de ocupação de forma significativa.
Um levantamento feito pela CrowdRiff mostrou que 63% dos clientes consideram as fotos como a principal característica na decisão de compra de reservas, e 53% afirmam que os elementos visuais são mais significativos que as classificações. Em plataformas digitais como Airbnb e Booking, onde o primeiro contato do consumidor é quase sempre pelas imagens, as fotos se tornam vitais para o sucesso de operações short stay.
“Além de valorizar os espaços e atrair novos hóspedes, imagens de alta qualidade transmitem a confiança sobre o cuidado do local. Isso pode fazer a diferença entre a efetivação de uma reserva ou o abandono da página. Logo, investir em fotos profissionais é, na verdade, investir na experiência do cliente e na reputação do imóvel”, diz o economista Rafael Rossi, CEO da Conviva.
Um estudo da Microsoft de 2013 indicou que o tempo médio de atenção das pessoas era de apenas 8 segundos, uma redução de 33% em relação ao início da digitalização em 2000. Isso significa para o mercado de locações online que, os potenciais hóspedes tomam decisões praticamente instantâneas sobre qual imóvel explorar mais a fundo ou descartar.
“O estudo já tem mais de 10 anos, mas a popularização cada vez maior de vídeos curtos evidencia que continuamos buscando respostas cada vez mais imediatas. Boas imagens ajudam a captar a atenção do usuário, elevando a chance de conversão. Por outro lado, fotos de baixa qualidade ou mal executadas podem passar a impressão de desleixo, afetando negativamente a decisão de reserva”, pondera o especialista.
Diferença do visual
A relevância do visual para o faturamento também é corroborada em um estudo feito pela própria Conviva, entre abril de 2022 e abril de 2024, com seis apartamentos idênticos em metragem (28 m²) e características gerais, no mesmo prédio, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Mudanças na decoração resultaram em um aumento médio de 216% no lucro líquido do aluguel obtido. Após a dedução das taxas de gestão e contas de consumo, a rentabilidade do apartamento que menos faturou foi de R$ 641 mensal, enquanto o que mais faturou (aqueles com decoração mais completa) obteve R$ 2.542, ou seja, quase quatro vezes mais.
“Investir em pequenos detalhes de decoração e em fotos profissionais é, de fato, investir na experiência do cliente e na reputação do imóvel. Essas imagens funcionam como a vitrine do imóvel na operação short stay, proporcionando uma visão clara do que o hóspede encontrará ao chegar, reforçando a confiança no serviço oferecido”, aponta Rossi.
A contratação de um profissional para captação das fotos, que utiliza técnicas de iluminação, ângulos e enquadramento adequados, permite a representação fiel do espaço, destacando seus pontos fortes, como amplitude, limpeza e, inclusive, a decoração. “Imagens de alta qualidade não só atraem mais visualizações, mas também têm maior probabilidade de aparecer nos resultados de busca nas plataformas, favorecendo o aumento de reservas e, consequentemente, a lucratividade da operação”, destaca o especialista.
Sobre a Conviva
A Conviva é uma gestora profissional de locações short e long stay, oferecendo uma ampla gama de serviços para proprietários e locatários em São Paulo. Com uma equipe multidisciplinar e expertise de mais de 25 anos no mercado imobiliário, a empresa proporciona uma experiência de locação de alta qualidade, garantindo conforto, segurança e conveniência para todos os envolvidos. Além disso, realiza a gestão completa de empreendimentos multifamily e parcerias estratégicas com incorporadoras e fundos de investimento. Nossa abordagem centrada no cliente e nosso compromisso com a excelência nos tornam uma escolha confiável no mercado de gestão de locações.
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JOÃO VITOR RUVOLO NAVARRO
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