O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, foi uma das lideranças presentes na reunião de trabalho do Movimento Pró-Duplicação da BR-364, entre Rondonópolis/MT e Jataí/GO. O encontro ocorreu na última sexta-feira (10.11) na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) e também contemplou os municípios de Alto Garças e Alto Araguaia.
Segundo Jonas Alves, o movimento teve origem por meio das Associações Comerciais da região, incluindo a Associação Comercial de Alto Araguaia, juntamente com representantes de Goiás. Ele ressaltou que, até o momento, o grupo tem obtido êxito ao sensibilizar principalmente o governo federal e o setor político para a necessidade de realizar a duplicação da BR-364 no trecho entre Jataí e Rondonópolis.
“A duplicação prevista promete trazer benefícios, investimentos e desenvolvimento regional, ressaltando a urgência de orientar os empresários para se qualificarem e competirem nesse cenário de crescimento”, frisou Jonas.
O presidente também destacou a importância da rodovia tanto para o escoamento da produção agrícola do Estado quanto para o trânsito dos moradores da região. Além disso, ressaltou que a rodovia é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico das cidades por onde passa.
O senador Wellington Fagundes, que há anos trabalha para viabilizar diversas obras de infraestrutura em Mato Grosso, destacou que a duplicação da BR-364 é um sonho antigo. Ele enfatizou a viabilidade total desta obra ao mencionar as regiões de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garça, Alto Araguaia e a conexão até Brasília, Mato Grosso do Sul e Cuiabá, evidenciando sua visão abrangente para o desenvolvimento da região.
Em Rondonópolis, o movimento contou ainda com a participação das presidentes das Associações Comerciais de Rondonópolis, Marchiane Fritzen; de Pedra Preta, Cidinha Machado; e do presidente de Alta Taquari, Marcos Dourado, além do deputado federal José Medeiros, do deputado estadual Nininho, do prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, do presidente da Câmara dos Vereadores de Rondonópolis, Júnior Mendonça, do engenheiro e representante do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Marcelo Sortica, da prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, vereadores, e de representantes da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e das demais entidades.
Em Alto Araguaia, o movimento ganhou força com a presidente da Associação Comercial, Rosana Maria Silva Dourado; com o prefeito da cidade, Gustavo Melo; com a deputada estadual de Mineiros (GO), Rosangela Rezende; com os prefeitos de Santa Rita do Araguaia (GO), Carlos Tadeu; e de Mineiros, Aleomar Rezende, vereadores e a comunidade local.