A ENGIE obteve três conquistas no Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo, com destaque para a 5ª colocação na Categoria Empresa – Inovação Aberta – e para a 7ª posição na Categoria Equipe – Inovação de Transformação. A cerimônia de premiação, realizada em 11 de dezembro, em São Paulo (SP), contou com a presença das principais lideranças de organizações que são referências em inovação no Brasil. Representando a ENGIE, subiram ao palco a Coordenadora de Inovação e P&D, Caroline Dutra (à direita), e a Analista de Inovação e P&D, Jéssica Ronconi.
Para o Diretor de Operação da ENGIE Brasil Energia, José Laydner, embora esta premiação não seja tradicionalmente forte entre as empresas de energia, estar entre as top 10 ao lado de empresas dos setores alimentício, logístico, financeiro e de construção – que precisam lançar produtos inovadores rotineiramente – representa que a ENGIE vem inovando com ótimos resultados dentro de um mercado tradicionalmente conservador quando se observa o setor de energia.
O reconhecimento na categoria Empresa – Inovação Aberta se deu pelo projeto INOVE, programa que incentiva os colaboradores a desenvolverem projetos e iniciativas que solucionem problemas reais ou ações já endereçadas internamente em cada área. Entre 2023 e 2024, o programa somou 40% de engajamento. “Essas três conquistas reafirmam o compromisso da ENGIE com a inovação, que está entre os pilares da companhia para garantir a excelência e competitividades dos nossos negócios. Acreditamos no potencial da colaboração para gerar soluções inovadoras, que só são possíveis graças a uma equipe de alta performance que está sempre em busca da melhoria dos nossos processos”, celebra o Gerente de Performance e Inovação, Felipe Rejes de Simoni.
O programa INOVE é contínuo e aberto ao público interno, e conta também com desafios temáticos para estimular a participação dos funcionários, com gameficação e bonificação financeira atrelada como recompensa. Em 2023, o tema foi voltado ao meio ambiente, com o nome Jornada Pelo Clima, que promoveu duas categorias “Agente redutor” e “Amigo do clima” – ao todo, foram dois meses de desafio interno, 70 iniciativas coletadas e mais de 30 áreas envolvidas, com premiação para os primeiros colocados. Neste período, houve um recorde de cadastro no programa, com mais de 200 iniciativas inscritas e recorde de participação no One ENGIE Awards, com mais de 60 iniciativas cadastradas, com três finalistas e um projeto campeão.
O One ENGIE Awards é uma premiação mundial do grupo que visa destacar as melhores práticas dos colaboradores e colaboradoras em projetos de Inovação.
A ENGIE também conquistou ainda o 9º lugar na Categoria Empresa – Inovação de Transformação.
Prêmio AEVO
A AEVO, empresa líder em gestão da inovação e estratégia, realizou em 2024 a segunda edição do Prêmio de Intraempreendedorismo, iniciativa que reconhece e fomenta a cultura inovativa entre as empresas e equipes mais intraempreendedoras do país. O Prêmio é dividido nas categorias “Empresas” e “Equipes”, cada uma com quatro modalidades: Inovação de Sustentação, Inovação de Transformação, Inovação Aberta e Inovação ESG. Durante a cerimônia, dezenas de organizações foram reconhecidas.
Foram analisadas 90 empresas, que desenvolveram 30.707 projetos de inovação entre janeiro de 2023 e março de 2024, um aumento de 12% em relação à primeira edição do prêmio. De acordo com dados divulgados pela AEVO, 74% das empresas participantes desta edição são organizações com mais de 1.000 colaboradores. Além disso, 91% delas afirmam possuir Programas de Intraempreendedorismo, com foco em estimular propostas e implementações de ideias inovadoras sugeridas pelos funcionários.
“É com muita satisfação que concluímos mais uma edição de sucesso do Prêmio de Intraempreendedorismo, que reconhece e promove a cultura inovativa em todo o país. As iniciativas premiadas se destacaram não apenas por atender demandas de clientes e do mercado, mas por valorizar e trazer protagonismo aos seus próprios colaboradores na proposição e no desenvolvimento das ações. São projetos que trouxeram grandes resultados para os seus negócios e que são referência em inovação no Brasil”, pontua Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO.
Entre os setores da economia mais presentes no Prêmio, empresas que compõem a Indústria nacional tiveram destaque, com cerca de 18% das participantes, seguidas pelo setor de Saúde, com 16%, Serviços, com 8%, e Financeiro e Logístico, representando 7% cada. Ao serem questionadas sobre suas metas de inovação, 94% das empresas participantes apontaram que elas estão totalmente alinhadas à estratégia organizacional.
A banca avaliadora foi composta por Diretores da AEVO, especialistas em inovação e à frente de iniciativas que têm alavancado resultados extraordinários em centenas de organizações do país, além do envolvimento de especialistas de mercado selecionados pelo grupo. Para a avaliação dos projetos inscritos, foram considerados os seguintes critérios qualitativos: Potencial Inovador, Significância dos Desafios Superados em Inovação, Grau de Impacto em Inovação e Originalidade das Iniciativas de Inovação (somente em equipes), com nota de 0 a 10 para cada categoria.
A organização do Prêmio de Intraempreendedorismo avaliou, ainda, de forma quantitativa, as respostas inseridas pelas próprias empresas, que foram validadas durante a fase de entrevistas. Todas as informações sobre as empresas premiadas neste ano estão disponíveis no site www.aevo.com.br/premio-de-intraempreendedorismo.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 12,5 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
A ENGIE teve no país, em 2023, um faturamento de R$ 11,7 bilhões, e somava 2.800 colaboradores.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia, a ENGIE Brasil Energia, cujo ticker é o EGIE3. Além de integrar o Novo Mercado da B3, a Companhia é uma das únicas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a ENGIE Brasil Energia foi incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. A Companhia também recebeu, em maio de 2024, a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.
O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELISA DESTRO DE OLIVEIRA
elisa.destro@hotmail.com