No mês de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário e, no Brasil, os números têm apontado o crescimento desta forma de solidariedade ao próximo. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,3 milhões de brasileiros se dedicaram a ações voluntárias em 2022, um aumento de 603 mil indivíduos em relação a 2019. Além disso, um levantamento realizado pelo Plano CDE, a pedido da Fundação Iochpe, que ouviu 552 pessoas que fazem parte do Formare, indicou que 61,5% dos participantes disseram que o sentimento de orgulho da empresa em que atuam aumentou com o voluntariado. Esse crescimento não apenas demonstra um fortalecimento da cultura de solidariedade, mas também evidencia o papel que o setor privado tem desempenhado na promoção de mudanças sociais.
Empresas da construção civil, como a Consciente Construtora e Incorporadora, têm demonstrado uma crescente preocupação com questões sociais e ambientais, reconhecendo a responsabilidade de suas operações para além dos negócios. Por meio de ações voluntárias e projetos de impacto, ela tem investido no bem-estar das comunidades em que está inserida, como forma de reforçar o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social.
Por meio do Instituto Consciente, braço socioambiental da incorporadora, são desenvolvidos projetos voltados para inclusão e transformação social. Um exemplo é o programa Mãos Consciente, que mobiliza voluntários para revitalizar e organizar espaços em instituições como a Terra Fértil, oferecendo ambientes funcionais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O presidente do Instituto Consciente, Felipe Inácio, explica que o impacto dessas ações é transformador. “O Instituto tem transformado a vida de pessoas, reafirmando seu papel na promoção da inclusão e transformação social. Desde a sua criação, trabalhamos com uma série de práticas que beneficiaram diversas instituições e comunidades”, explica.
Outro destaque é o projeto Ensino Consciente, que promove a alfabetização de adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos. Desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Goiás), o programa atende a comunidade local e colaboradores da Consciente, bem como seus familiares, promovendo o acesso à educação.
A Terral Incorporadora é mais uma das empresas do ramo da construção civil que promovem ações voluntárias em várias instituições. Em 2024, por exemplo, a incorporadora realizou arrecadações de diversos itens para vítimas da tragédia climática que acometeu o estado do Rio Grande do Sul em abril. A calamidade afetou 2,4 milhões de pessoas que sofreram com os estragos causados pelas chuvas, enchentes e enxurradas. De acordo com Natália Ronconi Valginski, analista de Recursos Humanos da Terral Incorporadora, os projetos não são permanentes, ou seja, são eleitos por meio de verificação das instituições, o que proporciona uma possibilidade de apoio à diversas causas. “Acreditamos que iniciativas de voluntariado refletem os valores da Terral e reforçam o nosso compromisso com a responsabilidade social”, afirma.
Parceria com JA Goiás
Na filial de Goiânia da Brasal Incorporações, a parceria com a ONG Junior Achievement incentiva a educação de jovens, promovendo ações voluntárias que impactam a formação de estudantes e aprendizes. Nos últimos dois anos, mais de 100 colaboradores participaram, alcançando mais de mil jovens com iniciativas inspiradoras.
Recentemente, a psicóloga e analista de gestão de pessoas da Brasal, Júlia Nunes, participou de um programa da ONG em parceria com a Goiás Tec. A iniciativa consistiu em ministrar aulas a distância para estudantes de diversos municípios de Goiás, abordando o tema ministrado foi relacionado a Mercado de Trabalho. Júlia descreve sua experiência como voluntária como gratificante: “Ao fazer a diferença na vida de pelo menos um jovem já sinto que valeu a pena, quando eu era estudante não tive a chance de escutar alguém falando sobre a importância de se inserir no mercado de trabalho ou como estruturar um currículo, e isso faz a diferença”.
Além da parceria em Goiânia, o Grupo Brasal conta com o Instituto +Brasal, em Brasília. Criado em 2020 pelo presidente das empresas Brasal, Osório Adriano Neto, o instituto tem como foco a educação e o fortalecimento de organizações sem fins lucrativos, reforçando o compromisso do grupo com o impacto social.
Com uma gestão focada no cuidado com pessoas, a Sousa Andrade Construtora tem a transformação social como um dos pilares de sua cultura empresarial. Por isso, todos os anos, participa ativamente de ações voluntárias, sendo hoje uma empresa parceira da Junior Achievement Goiás. Até o momento, a Sousa Andrade já contabiliza 1370 horas de voluntariado em 2024, com seis ações realizadas em diversos campos.
“Acreditamos que o voluntariado é uma poderosa ferramenta social, e nos dedicamos principalmente a projetos que se alinham com a educação de qualidade, trabalho decente e redução das desigualdades. A participação em ações voluntárias não só fortalece nossa conexão com a comunidade, como também impulsiona o desenvolvimento humano e profissional de nossos colaboradores. São resultados nos enchem de orgulho e reforçam nosso propósito de contribuir para um futuro mais justo e sustentável”, garante a Head de Gente da Sousa Andrade, Jéssica Borges.
Há 19 anos a Dinâmica Incorporadora é parceira da Júnior Achievement em vários programas da instituição, entre eles, Empresário Sombra, com mais de 25 alunos atendidos. As vantagens de permanecer na escola, com mais de 120 alunos participantes, Economia Pessoal, com mais de 160 estudantes, e Miniempresas, com cerca de 50 participações com o apoio da Dinâmica, totalizando quase 750 alunos atendidos pela parceria somente com a Dinâmica. Em 2024, a empresa esteve presente nos programas Mulheres Empreendedoras, Negócios Sustentáveis, Conectado com o Amanhã e finaliza neste mês a participação no Futuro do Trabalho, iniciativa que apresenta aos jovens Aprendizes o impacto da 4ª revolução industrial e as carreiras de alto crescimento no futuro do trabalho. “O programa ajuda a refletir sobre suas habilidades socioemocionais e suas preferências ao escolher uma carreira”, explica a coordenadora de Recursos Humanos da Dinâmica, Daiane Ferreira.
Mais de 80 colaboradores voluntários ao longo desses anos, doaram quase mil horas de dedicação ao trabalho voluntário, momentos que fizeram diferença não apenas na realidade dos alunos participantes, mas também para a empresa avalia Patrícia Garrote, diretora de incorporação da Dinâmica. “Ao apoiar colaboradores internos para o voluntariado e desenvolver parcerias como a que a Dinâmica tem com a JA, cumprimos não apenas um propósito social como empresa, mas nos comprometemos com a educação do país. Isso fortalece ainda a cultura corporativa, gerando um impacto positivo na sociedade, já que empresa voluntariada é um agente de transformação social, sendo propulsora de educação de qualidade para um maior número de pessoas, colaborando para a redução da desigualdade, promoção de oportunidades e formação de cidadãos conscientes”, acredita Patrícia.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
kasane@kasane.com.br