Belo Horizonte, 04 de dezembro de 2024 – O Dia Internacional do Voluntariado, celebrado em 5 de dezembro, é um convite para refletir sobre o impacto de ações solidárias na construção de um futuro mais justo e inclusivo. Na Localiza&Co, o voluntariado corporativo se transformou em um modelo estruturado para promover não apenas ajuda pontual, mas impactos significativos na vida das pessoas. Por meio de programas liderados pelo Instituto Localiza, como Garota Tecnológica, Na Rota Social e Formação em Compras, o desejo de seus colaboradores de fazer a diferença é alinhado à urgência de cidadãos de se conectarem a uma oportunidade de trabalho e renda.
Assim, eles são preparados para o mercado de trabalho, especialmente em um cenário em que a empregabilidade ainda é um desafio para milhares de brasileiros. Este conceito de voluntariado é diferente do tradicional. Com este modelo, o Instituto estimula os colaboradores a serem agentes de transformação social, compartilhando habilidades técnicas e experiências pessoais para desenvolver iniciativas com foco em capacitação e inclusão. Os voluntários desenvolvem um conteúdo programático sobre sua área de conhecimento e atuam como professores nos programas que o Instituto Localiza oferece às comunidades próximas à Companhia.
Essa abordagem não apenas atende às demandas da sociedade, mas também promove um ambiente de colaboração dentro da empresa, fortalecendo a cultura corporativa e o senso de propósito. Ao terminarem o programa, os participantes estão aptos a concorrer às vagas de emprego na Localiza e suas empresas parceiras.
Entre os projetos que traduzem essa visão está o Garota Tecnológica. Criado para incentivar a participação feminina no universo da tecnologia, o programa é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas. Mulheres do Localiza Labs atuam como mentoras, compartilhando conhecimentos e experiências em áreas como programação e design de soluções digitais. Em 2024, 15 jovens completaram o programa, saindo mais confiantes e preparadas para explorar oportunidades no setor.
Outro exemplo é o Na Rota Social, que capacita moradores de comunidades próximas à sede da Localiza, em Belo Horizonte, para atuar no setor de atendimento ao cliente. Além de aulas ministradas por colaboradores voluntários, o programa oferece suporte contínuo, como o Companheiro de Rota, implementado em 2024. Essa etapa adicional acompanha os alunos que se transformam em colaboradores, nos primeiros meses de trabalho, ajudando-os a se adaptar à rotina corporativa e a desenvolver habilidades comportamentais e técnicas. Em 2024, 28 participantes concluíram o programa, e 10 deles foram contratados pela Localiza ou suas parceiras.
Diego Feitas, colaborador da Localiza&co e um dos professores da Formação em Compras, resume o impacto da iniciativa: “ser voluntário neste programa foi uma oportunidade modificadora na minha vida, pois abriu um horizonte que eu não imaginava. Atuo na área de compras há 5 cinco anos e essa experiência me estimulou a estudar mais e começar a lecionar. Eu saí enriquecido por poder compartilhar conhecimento com alunos incríveis, contribuindo um pouco com suas jornadas pela empregabilidade”, afirma.
O Formação em Compras, uma parceria entre o Instituto Localiza, a Escola de Compras da Procurement Garage e o time de Suprimentos da Localiza&Co tem como foco a capacitação de profissionais para o setor de compras. O programa combina aulas práticas e teóricas e será concluído em dezembro com uma feira de empregabilidade, conectando os participantes a oportunidades reais no mercado.
Para o Instituto Localiza, investir em um modelo estruturado de voluntariado é uma maneira de maximizar o impacto social e fortalecer o papel dos colaboradores como agentes de transformação. “Nosso objetivo é criar iniciativas que não apenas atendam demandas pontuais, mas que ajudem a construir trajetórias sólidas e inspiradoras. Queremos que o voluntariado deixe marcas duradouras nas comunidades e na vida das pessoas, ampliando as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho”, explica o presidente do Instituto Localiza, Marco Antônio Martins Guimarães.
Sobre o Instituto Localiza
O Instituto Localiza nasceu para impulsionar a transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e que fomentem o empreendedorismo em setores importantes para o ecossistema da mobilidade. Para isso, o Instituto se conecta com projetos de organizações sociais espalhadas por todo o Brasil, se fazendo presente onde os jovens precisam, contribuindo com a jornada de mobilidade social das juventudes brasileiras.
Saiba mais sobre o Instituto em suas redes sociais
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA BRITO DE ANDRADE
ana.rachid@inpresspni.com.br