Atendimento presencial para pessoas com deficiência visual e auditiva será oferecido em três entidades paulistas na terça-feira, dia 3.
Pontos de atendimento estarão equipados com leitores de telas ou intérpretes de Libras.
Consumidores têm oportunidade única para negociar dívidas com as mil empresas que aderiram ao mutirão nacional liderado por Serasa e Febraban.
Novembro registrou a maior movimentação de pagamento de dívidas da história: 6,6 milhões de negociações em 30 dias.
Cerca de 6,5 milhões de pessoas têm deficiência visual no país.
Cerca de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no país.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1992 pela ONU.
Para marcar a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Serasa leva especialistas em educação financeira e equipamentos especiais a três entidades de São Paulo e Região Metropolitana nesta terça-feira, dia 3.
Consumidores com deficiência visual ou auditiva recebem a oportunidade de usufruir dos mesmos benefícios do Feirão Limpa Nome que já estimularam 3,3 milhões de brasileiros a quitarem seus débitos com descontos de até 99%, limpar o nome e voltar a ter crédito, na maior movimentação de pagamento de dívidas já registrada na história.
Entidades envolvidas
A Adeva (Associação dos Deficientes Visuais e Amigos), da Vila Mariana, e o Instituto Santa Terezinha de capacitação e desenvolvimento para surdos, ambos na capital, e a Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo (ASSBC) estarão preparadas para atender à população com leitores de telas e intérprete de Libras.
Realizada em parceria com o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi) e a Adeva, a ação especial tem o objetivo de fortalecer a inclusão no combate à inadimplência no país. “A inclusão e a acessibilidade fazem parte dos valores da Serasa”, lembra Thalita Rosa, coordenadora do evento. “A iniciativa nesse 3 dezembro pretende facilitar a rotina do consumidor que não se sente confortável em negociar suas pendências financeiras pelos canais habituais”.
Em parceria com o ICOM, serviço de tradução de Libras ao vivo e remoto, a Serasa já disponibiliza atendimento diário a deficientes visuais nos seus canais digitais.
O número de pessoas com deficiência
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 500 mil cegas e cerca de 6 milhões com baixa visão.
Cerca de 5% da população do país é surda e parte dela usa Libras como auxílio para comunicação. De acordo com o IBGE, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.
O 3 de Dezembro
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, criado em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa mobilizar apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BIANCA ROSSONI MIRANDA DE OLIVEIRA
bianca.rossoni@vcrp.com.br