O setor de franquias tem provado sua resiliência ao longo dos anos, atravessando diferentes desafios econômicos e mantendo um ritmo de crescimento consistente. Mesmo em cenários adversos, como a crise de 2016 e a recente alta do dólar, o franchising continuou a se destacar e segue como uma das apostas quem deseja empreender no Brasil.
Os dados confirmam essa tendência. Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O faturamento passou de R$62,676 bilhões para R$70,231 bilhões nesse intervalo. Em 12 meses, a alta foi ainda mais expressiva, com um crescimento de 14,4%, alcançando R$264,874 bilhões.
Esses números são reflexo de um mercado maduro, que oferece oportunidades mesmo em tempos de incertezas.
Pensando nisso, selecionamos dez franquias para quem deseja dar os primeiros passos no empreendedorismo em 2025.
Confira.
Barbearia VIP
Mais do que uma barbearia, a Barbearia VIP é uma franquia de estética masculina que oferece, desde cortes de cabelo e cuidados com a barba, até podologia, depilação, massagens, tatuagens e remoção de tatuagens.
Para fidelizar os seus clientes, a Barbearia VIP se destaca pela “experiência de atendimento”, sendo a primeira e única barbearia com um verdadeiro open bar. Suas unidades também contam com mesas de sinuca, videogames e narguilés, tornando-se um ponto de lazer ideal para socializar. A rede também possui um aplicativo exclusivo que combina inteligência artificial e visagismo, com o objetivo de valorizar a beleza do rosto e oferecer um atendimento ainda mais personalizado ao cliente.
Investimento inicial: R$ 280 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Retorno do investimento:: 24 meses
Hungara Lanches
Fundada em 1983 por José Correia em Niterói, RJ, a Hungara Lanches é uma rede de lanchonetes especializada em “italianos”, salgados tradicionais da cidade, acompanhados de uma deliciosa maionese temperada. Com mais de 40 lojas espalhadas por Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio de Janeiro e agora São Paulo, a Hungara é sinônimo de tradição e sabor.
A marca passou por um processo de formatação em franquias em 2022 e continua a expandir rapidamente. A fábrica da empresa, localizada no Barreto, bairro de Niterói, garante o padrão de qualidade em todas as lojas da rede. Com mais de 15 sabores de “italianos”, a Hungara Lanches se consolidou como um verdadeiro patrimônio cultural imaterial de Niterói e segue conquistando o público com suas delícias.
Investimento: R$ 200 mil
Faturamento médio mensal: R$120 mil
Tempo de retorno: 13 a 20 meses
Botopremium
Breve descrição: A Botopremium é uma rede de estética facial e corporal que trabalha com mais de 40 procedimentos estéticos, entre eles botox, bioestimulador de colágeno, preenchimento labial, preenchedor, entre outros. Com um modelo enxuto, as franquias da marca possuem uma alta qualidade em seus serviços, oferecidos por um preço acessível e com facilidades nas condições de pagamento, o que possibilita também um maior faturamento ao franqueado. Com mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil e alta rentabilidade, não é necessário que o franqueado tenha experiências anteriores no setor de estética, pois a rede oferece toda capacitação necessária, contando com um uma central de suporte exclusiva às suas franquias, treinamentos, eventos e também um centro de pós-graduação técnico em harmonização facial.
Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
Retorno do investimento: a partir de 6 meses
Pazzi Per Gelato
Breve descrição: A Pazzi Per Gelato é uma rede de franquias de gelatos que possui um ambiente familiar, é pet friendly e dispõe em suas unidades de um espaço kids. A rede dispõe de uma ampla variedade de produtos, desde os tradicionais gelatos – produzidos de acordo com a receita original italiana -, até doces e um cardápio especial para o inverno. Além das opções destinadas para humanos, a Pazzi Per Gelato também oferece sorvetes destinados para pets. A marca possui três modelos de franquia: loja de rua, shopping e quiosque.
Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 90 mil
Retorno do investimento: 24 meses
Sua Coxinha
Fundada em 2017, em Jundiaí, interior do estado de São Paulo, a Sua Coxinha é uma rede de franquias de lanchonetes especializadas em coxinhas com sabor único e qualidade aprovada pelos clientes. Em rápida expansão, a empresa já possui 14 unidades em operação e tem se destacado por sua receita única que torna os seus salgados crocantes por fora e macios por dentro, tudo servido bem quentinho. O papel do franqueado é atuar na administração da unidade.
Valor de investimento: a partir de R$150 mil
Faturamento médio mensal: entre R$60 e R$80 mil
Tempo de retorno: entre 12 e 24 meses
Freshy Clean
A Freshy Clean é uma rede de franquias de limpeza com foco de expansão em Portugal. Na prática, o franqueado realiza a gestão da equipe de limpeza. Não é necessário que o franqueado faça o comercial da sua unidade, pois a franqueadora já entrega clientes aos seus franqueados. Com renda recorrente, a marca foca em brasileiros
que desejam empreender no mercado português.
Investimento inicial (indicando o que está incluso no valor): R$ 52.980,00 (Taxa de franquia e instalação) – € 9.768,00
Faturamento médio mensal: R$ 135 mil / € 25.000
Retorno do investimento: 16 meses
SmartCred
A SmartCred é uma rede de franquias de crédito e soluções financeiras. A proposta da empresa é trabalhar com crédito de forma inteligente, oferecendo mais de 300 produtos e serviços com foco em soluções financeiras em 360º para os seus clientes. O papel do franqueado é atuar no gerenciamento da operação. Toda a parte de contratação e estrutura é papel da franqueadora.
Investimento: a partir de R$14,5 mil
Faturamento: R$17 mil
Tempo de retorno: 3 a 6 meses
Stuqui Projetos
Destinada a engenheiros e arquitetos, a Stuqui Projetos é uma rede que trabalha com projetos e um dos grandes diferenciais é que ela já entrega contratos fechados para os seus franqueados A franquia é ideal para pessoas que querem sair da CLT e se tornarem donos do próprio negócio. A rede trabalha com dois modelos, o home based, com baixo investimento, e o modelo escritório, que possui uma estrutura muito mais completa.
Investimento inicial: R$ 26.634,00
Faturamento médio mensal: R$ 4.988,00
Retorno do investimento:16 meses
Hyperlocal Franquia
A Hyperlocal Franquia é uma rede de franquias de tecnologia voltada para negócios. Com sistemas que ajudam donos de estabelecimentos com pagamentos, gestão e até delivery, a empresa conta com 60 unidades espalhadas pelo Brasil. O foco da expansão é nacional e o papel do franqueado é prospectar e administrar o atendimento dos clientes dentro da localidade definida.
Valor de investimento: R$25 mil
Faturamento médio (mês): R$15 mil (média dos 12 primeiros meses)
Retorno do investimento: 7 meses (médio)
Turquesa Beleza e Bem Estar
Fundada em 2012 por Laura López e Claudia Kiriyama, a Turquesa Beleza e Bem Estar é líder no mercado de beleza, especialista em serviços de manicure e alongamento de unhas. A empresa se destaca pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de franquias de beleza.
A Turquesa Beleza e Bem Estar também é uma marca associada da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e, entre 2019 e 2023, recebeu a certificação de franquia internacional pela mesma associação. Este reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a expansão internacional.
Investimento: a partir de R$69 mil
Faturamento médio mensal: R$45 mil
Retorno do investimento: 18 a 24 meses
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAEL DE ALMEIDA ROLIM
agenciaampliecomunicacao@gmail.com