Com a realidade da transformação digital, empresas de todo o mundo têm se aliançado às estratégias de marketing para evoluir seus modelos de comunicação. Nas empresas do setor de tecnologia, tais estratégias desempenham papel fundamental; por outro lado, e devido ao boom do digital, realizar abordagens corretas de comunicação para que as ações dessas estratégias sejam efetivas e estejam elencadas aos próximos planejamentos das empresas apresenta-se como tarefa crucial. Ricardo Secco, Especialista em Marketing recém-contratado da startup Kstack, consultoria especializada na oferta de serviços em TI e de soluções digitais e tecnológicas, comenta sobre como efetivar estratégias de marketing digital a partir de ações que se refiram aos planejamentos dos modelos de comunicação atuais.
Secco, que é publicitário e profissional especializado em Marketing, comenta que sua perspectiva para o setor de Comunicação e Marketing da Kstack está aliançada justamente à ideia de expandir o impacto da comunicação da empresa através do digital. “Minha perspectiva é consolidar a empresa como referência em soluções tecnológicas. Espero transformar o setor em uma verdadeira ponte entre a inovação que oferecemos e o mercado, por meio de estratégias modernas, baseadas em dados, e totalmente alinhadas às tendências de 2025 e ao universo digital”, explana o Especialista.
Estratégias de Comunicação e Marketing para 2025: presença no universo digital
A efetividade da comunicação em 2025 vem atrelada a tendências, cujos objetivos estão focados em transformar negócios e conectar pessoas. O dinamismo tecnológico no mundo permite às empresas que queiram investir em novidades saírem na frente e escalarem com mais facilidade, quando o assunto é competitividade nos negócios. De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, muitas empresas já estão presentes no universo digital de alguma forma, seja na Web ou nas redes sociais; destas muitas empresas, 64,3% têm conta no Instagram, enquanto 41,3% mantêm sua conta no Facebook e 9,6% têm seus próprios sites. A pesquisa, que foi realizada com 6 mil empreendedores brasileiros, destaca essa participação no digital de maneira integralizada.
“O diferencial competitivo em uma empresa de TI está diretamente ligado à capacidade de alinhar inovação tecnológica com comunicação estratégica. Utilizar ferramentas de Business Intelligence e análise de dados para prever tendências e necessidades dos clientes, por exemplo, é uma peça-chave”, afirma Secco, ao explicar a correlação existente entre estratégias de Comunicação e Marketing e a efetividade do planejamento já aliançado pelas ações das empresas brasileiras, em destaque, empresas do setor de TI, diante da necessidade de se manter presente no universo digital.
Expectativas para o setor de Comunicação e Marketing da Kstack
Secco comenta que é necessário dar luz à importância do alinhamento de equipe diante das ações de marketing. “As expectativas para as ações junto ao setor de Comunicação e Marketing da Kstack incluem um aumento no reconhecimento da marca, na geração de leads qualificados e na retenção de clientes, reforçando nossa posição no mercado de TI. Além disso, pretendo fomentar uma cultura de engajamento interno, promovendo uma equipe alinhada com os valores e objetivos da empresa”, pondera o Especialista, dizendo que adaptará as perspectivas e expectativas que mantêm, contracenando com a realidade da startup diante do mercado de TI. “A adaptação das minhas perspectivas à realidade da Kstack se baseia em um profundo alinhamento entre as soluções tecnológicas da empresa e as necessidades do mercado. Planejo implementar estratégias de marketing baseadas em dados (data-driven marketing) para entender as demandas do público-alvo e garantir que nossas ações sejam precisas e eficientes”, confirma Secco.
O Especialista ainda reforça a ideia de adotar as tendências de marketing atuais e equipará-las às suas habilidades voltadas ao Account-Based Marketing (ABM), uma estratégia de marketing altamente focada, afirmando que tem como objetivo principal utilizar o ABM para atingir as empresas que realmente importam para os negócios da Kstack. “Em vez de lançar uma rede para capturar um grande número de possíveis clientes, como no marketing tradicional, o ABM é como usar um arco e flecha para atingir as empresas que realmente importam para o nosso negócio. Essa abordagem permitirá que a Kstack concentre seus esforços em contas estratégicas, criando campanhas e conteúdos personalizados para resolver as necessidades específicas das empresas que atende”, explica, dizendo que se houver a possibilidade de identificar que uma fintech ou um marketplace está enfrentando desafios relacionados ao aumento de fraudes e chargebacks, por exemplo, o desenvolvimento assertivo da comunicação para essa frente deve ser realizado com materiais personalizados, como guias práticos sobre redução de perdas, webinars exclusivos abordando tendências em prevenção de chargebacks e estudos de caso reais mostrando os benefícios das soluções da startup. “Dessa forma, o marketing deixa de ser genérico e se torna uma ferramenta precisa para engajar empresas-chave, construir relacionamentos sólidos e acelerar os resultados. Com essa estratégia, minha abordagem será flexível, mas sempre orientada por métricas claras de sucesso e objetivos bem definidos” esclarece Secco.
Comunicação e Marketing: ações estratégicas da Kstack para 2025
O especialista Ricardo Secco pretende estruturar o setor de Comunicação e Marketing da Kstack a partir de três pilares principais:
“Marketing de Conteúdo Estratégico: O público do setor de TI valoriza informações técnicas e bem fundamentadas. Criar conteúdo relevante ajuda a educar o mercado e atrair leads qualificados, posicionando a Kstack como referência;
Fortalecimento da Marca: Em um mercado tão competitivo como o de TI, uma marca sólida é essencial. Aumentar nossa presença em eventos, parcerias estratégicas e canais digitais fortalecerá nossa imagem e criará confiança nos clientes;
Automação e Inbound Marketing: A tecnologia de automação nos permitirá alcançar o público certo, na hora certa, aumentando a eficiência das campanhas e otimizando o retorno sobre o investimento”, idealiza o Especialista.
Como conquistar um diferencial competitivo e melhorar o posicionamento de mercado de uma empresa que presta serviços de TI com o marketing digital?
Secco afirma que o diferencial competitivo de uma empresa de TI está diretamente ligado à capacidade de alinhar inovação tecnológica com comunicação estratégica e de utilizar ferramentas de Business Intelligence e análise de dados para prever tendências e necessidades dos clientes junto ao marketing digital, o que, para o Especialista, é uma peça-chave. “Além disso, investir em um marketing personalizado e na construção de relacionamentos duradouros com os clientes permite fortalecer o posicionamento da marca e criar lealdade. Por fim, acredito também que o uso de storytellings bem estruturados podem humanizar a marca, aproximando a Kstack de seus públicos, enquanto mostramos que nossas soluções transformam os desafios das empresas em resultados concretos”, finaliza Secco.
Segundo dados da Meta, 79% dos consumidores brasileiros anseiam por experiências inovadoras ao realizarem suas compras, sejam elas de produtos ou serviços, portanto a adoção de ferramentas e ações digitalizadas de comunicação e marketing são imprescindíveis para atender as reais expectativas do mercado.
Sobre a Kstack
Consultoria especializada em serviços de Hunting e professional services para o mercado tech. Provedora de soluções digitais para as frentes de negócios, meios de pagamento, agronegócios e saúde, atua há seis anos no mercado nacional e internacional. A empresa já alocou mais de 300 profissionais em mais de 50 empresas, como: VELOE, ACI, MOBLY, ZURICH, Dock, TNS, entre outros.
A Kstack conecta oportunidades para promover a transformação digital, com o propósito de encantar pessoas a partir da conexão.
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LÍVIA IKEDA MARTINS
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