Com o início do ano, muitas lojas aproveitam a época para realizar grandes liquidações e atrair consumidores. No entanto, é também nesse período que criminosos intensificam suas ações, utilizando anúncios falsos para aplicar golpes. Segundo Vicente Soares, engenheiro de cibersegurança da Caf, o uso de inteligência artificial (IA) tem tornado essas fraudes ainda mais sofisticadas e difíceis de identificar.
“Estamos vendo um aumento significativo de vídeos falsos com figuras conhecidas promovendo sites enganosos. Por isso, é essencial redobrar a atenção e verificar sempre a fonte diretamente em canais oficiais”, alerta Soares.
A fraude no comércio eletrônico é um problema crescente. De acordo com a Juniper Research, o valor global de perdas causadas por golpes no e-commerce deve ultrapassar US$ 48 bilhões em 2024. Na América Latina, 3,7% das transações online são fraudulentas, impactando severamente a receita da região.
Para ajudar os consumidores a se protegerem, Soares compartilha quatro dicas práticas:
1. Utilize cartão virtual – Evite realizar pagamentos via PIX, depósitos ou boletos. Prefira o cartão virtual para compras online, pois ele oferece maior segurança e pode ser descartado em caso de vazamento de dados. Além disso, o cartão possibilita estornos mais facilmente em caso de problemas.
2. Desconfie de preços muito baixos – Ofertas com valores muito abaixo do mercado podem ser armadilhas. Pesquise sobre o vendedor em plataformas como Reclame Aqui e verifique a autenticidade dos dados da loja no site da Receita Federal. Priorize compras em lojas confiáveis e bem avaliadas.
3. Use senhas diferentes para cada site – Evite repetir senhas em diferentes plataformas. Caso uma senha seja comprometida, isso pode expor outras contas suas a invasões e prejuízos financeiros. Invista em combinações fortes e únicas para cada serviço.
4. Cuidado com links suspeitos – Golpes com mensagens falsas no WhatsApp ou SMS prometendo descontos são comuns. Nunca forneça códigos recebidos por SMS e ative a autenticação de dois fatores em suas contas para maior proteção contra invasões.
Além dessas medidas, Soares reforça que o investimento em ferramentas antifraude por parte das empresas é essencial para proteger tanto os consumidores quanto os negócios. “Detectar padrões suspeitos em tempo real é a chave para mitigar riscos”, conclui o especialista.
Sobre a Caf
Fundada em agosto de 2019, a Caf oferece soluções inovadoras para identificação e proteção de usuários no ambiente digital. Especializada em identificação e reconhecimento facial, a empresa cria soluções de segurança para bancos, fintechs, marketplaces, transportadoras, e-commerces, negócios em criptomoedas e empresas de apostas esportivas, entre outras.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Toronto, Austin e Venâncio Aires, interior do Rio Grande do Sul, a startup tem em seu portfólio de clientes nomes como Magalu, Cora, OktoPay, Asaas, Winlink, Aiqfome e KTO
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LUCIANA DA SILVA MESSA
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