O Morro de São Carlos, no Centro do Rio de Janeiro, será a primeira comunidade a receber um centro de esterilização gratuito para profissionais que trabalham com materiais perfurocortantes. A iniciativa, batizada de Esteriliza Rio, é fruto de uma parceria entre a Tattoo Week e a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de reduzir doenças infectocontagiosas nas comunidades.
O projeto nasceu de uma proposta da diretora executiva da Tattoo Week, Esther Gawendo, ao secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Como enfermeira de formação, Gawendo identificou a necessidade de levar mais segurança aos procedimentos realizados dentro das comunidades.
Benefícios para a comunidade
A Clínica da Família Ricardo Lucarelli, localizada na Rua Frei Caneca, será o primeiro ponto a receber o serviço. Profissionais como tatuadores, manicures, barbeiros e piercers poderão utilizar o espaço às segundas e quartas-feiras para esterilizar seus equipamentos de trabalho.
“O objetivo é prevenir e diminuir a incidência de doenças como a hepatite e contribuirá inclusive para o descarte seguro do lixo com material infectado”, explica o secretário Daniel Soranz. A iniciativa também contará com a participação ativa dos agentes de saúde da região e líderes comunitários.
Capacitação e certificação
A Tattoo Week, por meio do seu braço social Tattoo do Bem, não apenas doará a autoclave e os materiais necessários, mas também oferecerá cursos de biossegurança. “Nossa expertise com a tatuagem e o piercing nos permitirá capacitar tanto os funcionários da clínica quanto os profissionais da comunidade”, afirma Esther Gawendo.
Os profissionais que utilizarem o serviço receberão um Selo de Qualidade, garantindo aos clientes que suas ferramentas passam por processo adequado de esterilização. Além disso, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) realizará palestras sobre boas práticas sanitárias.
Selo de Qualidade e capacitação online para profissionais
Uma proposta importante apresentada pela diretora executiva da Tattoo Week, Esther Gawendo, é a criação de um Selo de Qualidade para os profissionais que utilizarem o Esteriliza Rio. “O selo garantirá ao usuário que aquele estabelecimento ou profissional esteriliza suas ferramentas”, explica ela. A sugestão está em análise e deve ser implementada junto com a expansão do projeto para outras comunidades.
Enquanto isso, para dar início às atividades de capacitação, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) promoverá uma palestra online sobre boas práticas sanitárias em serviços de tatuagem e piercing. O evento virtual acontecerá na quarta-feira, 22 de janeiro, e já conta com cerca de 180 inscritos.
Os participantes receberão seus certificados de capacitação durante a abertura oficial do evento, na sexta-feira, 24. A iniciativa do selo, junto com a capacitação online, demonstra a preocupação do projeto em não apenas oferecer o serviço de esterilização, mas também em criar um padrão de qualidade que possa ser reconhecido pela população das comunidades.
Expansão do projeto
O baixo custo de implementação do Esteriliza Rio, que aproveita estruturas já existentes nas clínicas da família, chamou a atenção do poder público. O vereador Leniel Borel (PP) já manifestou interesse em criar um projeto de lei para expandir a iniciativa para outras comunidades do Rio.
“O Esteriliza Rio é mais uma iniciativa para minimizar riscos aos usuários dos serviços e à população em geral, a partir do descarte adequado dos materiais, contribuindo também para a preservação do meio ambiente”, destaca Aline Borges, presidente do IVISA-Rio.
A inauguração do primeiro centro está marcada para 22 de janeiro, às 11 horas, na Clínica da Família Ricardo Lucarelli, com a presença de autoridades e organizadores do projeto: do secretário Daniel Soranz; do vereador Leniel Borel; da presidente da Ivisa, Aline Borges e de Esther Gawendo, diretora executiva da Tattoo Week.
A Clínica da Família Ricardo Lucarelli fica localizada na Rua Frei Caneca, 461- Estácio, zona central do Rio de Janeiro.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA DA CRUZ MAGALHÃES
ana.magal@gmail.com