Equipes do deputado estadual Rafael Saraiva (União/SP) e do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) já resgataram mais de 50 animais vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. Dentre as ações, o grupo atuou no resgate de um cavalo que ficou ilhado na laje de uma casa, no bairro Caraguava. A ação ocorreu na tarde deste sábado (11) e foi necessário o uso de um guindaste do Corpo de Bombeiros.
Resgates
As fortes chuvas atingiram a cidade na última quarta-feira (8) e deixaram mais de 460 moradores ilhados.
Com muita destreza, após a água subir mais de 2,5 metros, o cavalo conseguiu nadar até a laje da residência para se proteger, mas, após a água baixar, o animal não conseguiu descer e foi necessário o resgate.
O equino batizado de Trovão, está sendo carinhosamente chamado como o “Caramelo de Peruíbe” — em referência ao cavalo que ficou no telhado de uma casa durante as chuvas que alagaram o Rio Grande do Sul em 2024.
O deputado Saraiva, que também atuou nos resgates do sul, relembra com emoção.
“É muito triste ver tantos animais precisando de socorro, mas ao mesmo tempo, é gratificante atuar diretamente no resgate. O Trovão ou caramelo de Peruíbe é só mais um guerreiro que nos mostra o quanto cada vida importa. Estou aqui desde o dia em que as chuvas atingiram a cidade e só vou embora quando a situação cessar. Toda vida importa e nenhuma ficará para trás”, disse o deputado.
Cuidados
Os animais resgatados estão sendo levados para o abrigo temporário montado na cidade de Peruíbe. As famílias estão recebendo doações de ração e protocolos sanitários.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELLE MENDES ARAUJO VIROTE
michellemendes.av@gmail.com