Segundo análise da YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line, o Brasil lidera com folga como o destino mais visitado pelos brasileiros nos últimos 12 meses, com destinos domésticos sendo escolhidos por 69,2% dos viajantes. Fora das fronteiras nacionais, Portugal (6,7%) desponta como o preferido, seguido pela Argentina (5,7%) e pelo Paraguai (4,5%). Os Estados Unidos (4,3%) completam o Top 5, enquanto países da América Latina, Europa e América do Norte, como Uruguai, Chile, Itália, França, Espanha e México, também aparecem entre os dez mais visitados. Os dados são da ferramenta YouGov DestinationIndex, que coleta dados de centenas de destinos turísticos ao redor do mundo todos os dias.
A frequência de viagens de lazer ainda é majoritariamente anual, com 37% das mulheres e 35% dos homens viajando menos de uma vez por ano. Apenas 4% das mulheres e 5% dos homens viajam mais de cinco vezes anualmente. Para negócios, a diferença é mais marcante: 74% das mulheres e 64% dos homens viajam menos de uma vez por ano, reforçando o caráter eventual dessas viagens.
O que os brasileiros buscam em suas viagens?
De acordo com dados da YouGov Profiles, as viagens de lazer são marcadas por um desejo de relaxamento, mencionado por 64% das mulheres e 59% dos homens. Explorar pontos turísticos (56% das mulheres e 50% dos homens), jantar fora (52% e 46%, respectivamente) e fazer compras (51% e 42%) também aparecem como atividades populares. Experiências culturais atraem 32% das mulheres e 27% dos homens, enquanto as atividades ao ar livre têm adesão semelhante entre os gêneros (26% das mulheres e 27% dos homens).
A escolha do destino é amplamente influenciada pelo custo-benefício geral (56% das mulheres e 55% dos homens), seguido pelo clima (50% e 49%) e pela beleza natural do local (41% e 36%). Amizades ou laços familiares no destino são uma razão mais frequente entre mulheres (25%) do que entre homens (19%).
A limpeza é o principal critério para a escolha de um hotel, especialmente entre as mulheres (70%, contra 65% dos homens). O preço também é relevante para ambos os gêneros (65% e 61%), enquanto as instalações e a localização pesam mais para os homens.
—–
Metodologia
YouGov DestinationIndex coleta dados de centenas de destinos turísticos ao redor do mundo todos os dias. Os dados apresentados foram medidos a partir da pergunta “Quais destinos você visitou nos últimos 12 meses?” e é mostrado como uma porcentagem. Os dados provêm de pesquisas realizadas nos últimos 12 meses, aplicadas em entrevistados adultos no Brasil com idade igual ou superior aos 18 anos.
YouGov Profiles é baseado em dados coletados continuamente e pesquisas contínuas, em vez de um único questionário limitado. Os dados de perfis para o Brasil são nacionalmente representativos e ponderados por idade, gênero e região.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
POLLYANA NEVES ROCHA FALCAO
pollyana@impulsionecomunicacao.com.br