A pesquisa Panorama do Consumo – Black Friday, conduzida pela Globo, revela que 39% dos 3 mil entrevistados estão se planejando e pretendem comprar na data, enquanto 91% dos que ainda não têm certeza afirmam que fariam uma compra não planejada. Nesse cenário, é fundamental que os comerciantes preparem suas operações com antecedência para atender a alta demanda que surge durante o período. Os detalhes fazem toda a diferença, e uma logística de transporte bem planejada pode ser o diferencial que coloca uma empresa na liderança do mercado.
Porém, muitos negócios não se preparam adequadamente para esse período, o que resulta em diversos problemas relacionados às entregas e, consequentemente, na perda da credibilidade perante o consumidor. Por isso, antecipar os cenários e garantir uma operação logística ágil se torna indispensável para alcançar a satisfação desse cliente e o sucesso nas vendas. E, para auxiliar as empresas nesse processo, Alvaro Loyola, country manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina, separou quatro dicas para se colocar em prática na Black Friday:
Planejamento e organização do transporte
O primeiro ponto é assegurar um controle de frota eficiente, seja ela própria ou terceirizada. Um planejamento bem estruturado vai desde a organização do estoque até a rota que os motoristas executam, visando otimizar tempo e recursos ao longo de todo o processo logístico, levando em consideração fatores como o tempo de deslocamento, a otimização de cargas, a minimização de custos com combustível e manutenção ou contratações desnecessárias de fretes. Por isso, a análise antecipada e detalhada da demanda permite antecipar essas necessidades e ajustar a frota conforme o volume de mercadorias a serem entregues.
Fretes e prazos
As condições de fretes e prazos de entrega são elementos fundamentais nas estratégias de negócios, especialmente durante eventos como a Black Friday. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Globo, os entrevistados consideram frete grátis e entrega rápida como “vantagens” que determinam a realização de uma compra. Portanto, esses fatores não devem ser vistos apenas como uma parte operacional da empresa, mas como componentes essenciais que impactam diretamente na experiência do cliente.
“Vale destacar que os consumidores, estão cada vez mais exigentes em relação à velocidade de entrega e ao valor do frete. Eles esperam que os prazos prometidos sejam cumpridos e que os custos de transporte sejam justos e transparentes. Então, a forma como esses aspectos são geridos pode ser o diferencial entre uma experiência de compra satisfatória e uma insatisfatória, e, por consequência, fidelizar ou perder um cliente”, destaca o Alvaro.
Pós-venda e logística reversa
Quanto maior o volume de vendas, maiores são as chances de trocas e devoluções de mercadorias. Muitas empresas tendem a esquecer o cliente após a venda, mas um bom atendimento nessa fase é fundamental para fidelizá-lo. A logística reversa, além de proporcionar maior comodidade ao consumidor, também se apresenta como uma solução eficiente para otimizar o processo de entregas e devoluções. “Contudo, é importante ter políticas bem definidas, com regras que incluam prazos, condições e procedimentos a serem seguidos, visando mitigar mal entendidos que podem resultar em frustrações com a marca. Dessa forma, todos ficam na mesma página”, diz o executivo.
Ferramenta de operação logística integrada
Investir em uma plataforma que oferece soluções integradas para a logística de transporte agrega tecnologia e modernidade ao sistema de entregas de uma empresa. Um TMS SaaS – Sistema de Gestão de Transporte – de qualidade permite competir de forma mais estratégica em um mercado bastante concorrido oferecendo recursos como planejamento de roteiros, aplicativo móvel para fornecer informações aos motoristas, notificações em tempo real para os clientes, monitoramento de pedidos e veículos, além de relatórios com indicadores que auxiliam no acompanhamento de desempenho.
Além disso, unificar o processo em uma única ferramenta é indispensável para não perder a rastreabilidade dos pedidos. “Muitas empresas utilizam múltiplos sistemas – um para o planejamento e outro para o monitoramento – com o fluxo de informações sendo feito por Excel ou integrações. Porém, manter o planejamento e o monitoramento na mesma plataforma evita perdas de informação ao longo de todo o processo, aumentando a confiabilidade para o cliente final”, conclui Loyola.
Sobre a Drivin – A Drivin é uma scale-up que otimiza os processos logísticos de grandes players líderes de mercado em variados segmentos, com destaque aos Bens de Consumo. Considerado o melhor partner tecnológico, a plataforma está mudando como a logística de despacho e coleta é planejada e executada em grandes empresas ao redor do mundo por meio do seu Sistema de Gestão de Transporte (TMS SaaS), desenvolvido com o intuito de atender às principais necessidades logísticas. Criada em 2014, a empresa possui portfólio com mais de 600 empresas, que operam em 25 países a partir de escritórios no Chile, Peru, México, Brasil, Colômbia, Espanha e Equador. A empresa otimiza e monitora mais de 45 mil veículos diários.
Para mais informações, acesse o site da Drivin Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Jasmyne de Moraes Calixto
jasmyne.calixto@vcrp.com.br