A Black Friday, tradicionalmente associada ao varejo, tem conquistado espaço também
nos bares e restaurantes, oferecendo vantagens para consumidores e empreendedores
do setor. Com descontos atrativos e criatividade nas promoções, a data é uma
oportunidade para impulsionar vendas, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
No restaurante Tábua de Carne, localizado em Natal (RN), Mossoró (RN) e João Pessoa
(PB), a campanha “Novembro Arretado” oferece um dos pratos mais famosos da casa,
a Carne de Sol Metida à Besta, com um desconto especial de 25%, tanto para pedidos
presenciais quanto delivery.
“Enxergamos na Black Friday uma oportunidade para nos conectar com novos clientes
e fortalecer o relacionamento com os que já frequentam o restaurante. É uma forma de
mostrar a qualidade do nosso serviço e atrair um público que pode voltar fora do período
de descontos”, ressalta Luiz Segundo, proprietário do estabelecimento.
Em Belo Horizonte (MG), Fernando Júnior, proprietário da churrascaria rodízio Porcão,
também aposta na Black Friday como uma estratégia de fidelização a longo prazo.
Durante a semana promocional, a casa oferece descontos de até 50% em vouchers para
rodízios que podem ser utilizados entre janeiro e fevereiro de 2025, uma ação que
garante receita instantânea enquanto planeja o fluxo de clientes para o início do próximo
ano.
“Os descontos nos vouchers são vantajosos tanto para nós quanto para os clientes. O
restaurante ganha fluxo financeiro imediato e garante uma movimentação para os
próximos meses, enquanto o consumidor, além de economizar, tem flexibilidade para
usar o benefício em um momento mais conveniente”, explica Fernando.
Para Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel, a Black Friday é uma oportunidade
para impulsionar negócios, ampliar o faturamento e fortalecer o relacionamento com os
clientes. “Não é apenas sobre descontos; é uma chance de criar ações com impacto
duradouro. É o momento ideal para atrair novos consumidores, hipersensíveis a ofertas
de preço, enquanto encantamos os clientes fiéis com condições especiais e
experiências personalizadas”, afirma.
“A chave está em enxergar essa data como uma etapa dentro da jornada mais ampla do
cliente. Seja para lançar novos produtos ou canais — como um restaurante que passou
a atender no jantar ou estreou seu delivery próprio — ou para otimizar a ocupação em horários ociosos com promoções estratégicas, a Black Friday é uma ferramenta poderosa para capturar a atenção, conectar com novos clientes, fortalecer vínculos, consolidar a marca e destacar-se pela experiência oferecida, muito além do preço”,
completa Daniel.
A oportunidade surge em um momento estratégico, contribuindo para o otimismo do
setor com a chegada do fim de ano. Uma pesquisa recente da Abrasel revelou que 78%
dos empresários do setor de alimentação fora do lar projetam um aumento nas vendas
até o fim de dezembro. Esse otimismo reflete a expectativa de uma demanda maior de
clientes com a chegada das festas de fim de ano e das férias, além do impulso no poder
de compra devido ao pagamento do 13º salário.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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