Dezembro e janeiro são meses de celebração, com festas de fim de ano e férias de verão, mas também podem virar uma dor de cabeça para quem deixou a organização financeira de lado em 2024. Mesmo quem está com tudo em dia precisa lidar com contas pesadas, como IPVA, IPTU e seguros privados. E não podemos esquecer das despesas escolares, como matrícula, material e uniforme. Esse acúmulo de contas pode transformar janeiro em um verdadeiro desafio financeiro para muitas famílias.
Marcelo Ciccone, sócio-fundador e diretor geral da TudoNoBolso — fintech especializada em educação financeira, crédito e benefícios corporativos — explica que o primeiro passo é fazer um bom planejamento financeiro. Ele montou um guia prático para quem quer começar 2025 com o pé direito:
Antes de gastar: descubra sua situação financeira
Monte um orçamento pessoal:
Anote em uma planilha, aplicativo ou caderno todas as fontes de renda (salário, alugueis, etc.) e todos os gastos (contas de luz, água, internet, alimentação, lazer, etc.). Não abandone esse orçamento durante o ano. Sempre atualize as informações para saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
Analise suas dívidas:
Empréstimos, compras parceladas e outras dívidas podem consumir uma grande parte do seu orçamento. Liste tudo o que está pendente, veja quanto você paga de juros e descubra o que pode ser renegociado. Segundo Ciccone, trocar dívidas caras por opções com juros mais baixos pode ser uma boa estratégia. “O crédito consignado privado, oferecido por algumas empresas, tem taxas mais baixas e parcelas descontadas direto do salário. Dados do Banco Central mostram que a taxa média de juros para crédito pessoal é de 7,83% ao mês, enquanto no consignado privado é de 3,23%.”
Quite as contas:
Use o 13º ou qualquer renda extra para quitar dívidas e contas à vista, sempre que possível. Pague o material escolar e os impostos antecipadamente para evitar acumular mais despesas inesperadas. Dica: em alguns estados, pagar o IPTU à vista pode garantir um bom desconto. Fique de olho nesses prazos!
Estabeleça metas realistas:
Defina objetivos de curto, médio e longo prazo, como economizar para uma viagem nas próximas férias ou trocar de carro. “Crie reservas financeiras específicas para metas diferentes, incluindo uma para as despesas de janeiro”, sugere Ciccone. Para organizar melhor, você pode usar o método 50-30-20, que divide o orçamento em 50% para necessidades essenciais, 30% para gastos pessoais e 20% para investimentos ou economia. Na dúvida, procure orientação profissional. Fintechs como a TudoNoBolso oferecem consultoria financeira para todos os funcionários de empresas parceiras.
Na hora de gastar: pense antes de abrir a carteira
Planeje suas compras: Organize seus gastos e escolha o melhor momento para fazer compras maiores.
Pesquise preços: Compare com calma antes de fechar negócio.
Desejo ou necessidade? Pergunte-se “Eu preciso mesmo disso neste momento?” antes de comprar para evitar impulsos.
Evite parcelar tudo: Parcelar dá a falsa sensação de que você tem mais dinheiro, mas pode virar uma bola de neve. Se for dividir, veja se as parcelas cabem no seu orçamento.
Compre em grupo: Compras em grandes volumes saem mais baratas. Combine com familiares ou amigos para comprar materiais escolares juntos e economizar.
“Uma das vantagens de ter educação financeira no dia a dia é que, até nos momentos de festas, dá para curtir sem sofrer pensando em como pagará tudo nos meses seguintes. Com planejamento e organização, você pode aproveitar esse período de celebrações com tranquilidade”, conclui o executivo.
Sobre a TudoNoBolso
Fundada em 2024, a nova fintech TudoNoBolso nasce com o propósito de ajudar a resgatar a autoestima e o bem-estar do trabalhador. Oferece, através de uma plataforma única e simplificada, crédito consignado privado, descontos em instituições de ensino, farmácias e outros estabelecimentos, além de orientação financeira. A fintech é comandada por cinco sócios-fundadores com grande experiência no mercado. Site
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAREN VILLERVA GONÇALVES
karen.villerva@agenciacasa9.com.br