Em comemoração aos 30 anos de internet no Brasil, o Buscapé, que neste ano completou 25 anos, apresentou a HackConference durante o HackTudo 2024, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. O evento, ocorrido em 24 de outubro, reuniu especialistas em inovação e tecnologia em uma série de palestras e painéis inéditos, para refletirem sobre o impacto da internet e o crescimento acelerado das novas tecnologias no Brasil.
“A HackConference 2024 reuniu mentes brilhantes para discutir o futuro da tecnologia e da inovação no país. Esses debates são fundamentais para abordar as melhores práticas e soluções frente aos desafios trazidos pelo desenvolvimento das novas ferramentas digitais”, afirmou Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN.
Durante o painel “30 anos em 45 minutos”, Donato destacou a transformação do e-commerce, que passou de uma simples adaptação do varejo físico para um setor totalmente independente e digital, com estratégias específicas que ampliaram o alcance das vendas. “Inicialmente, o e-commerce apenas espelhava as ofertas do varejo tradicional, mas hoje se tornou um setor independente e que responde diretamente às necessidades do consumidor. Mais que isso, as formas de oferta se renovaram e, neste sentido, os criadores de conteúdo passaram a desempenhar um papel crucial, proporcionando um contato mais próximo e personalizado com os consumidores e ajudando as marcas a se conectarem com públicos específicos”, destacou Donato.
Nayla Pires, diretora de marketing e inovação da Mosaico, participou do painel “Mídia ou Meme: o que a criatividade online fez com a nossa vida”. Relacionando o tema com a campanha de 25 anos do Buscapé, que celebra a data por meio de ativações digitais, FOOH e influenciadores, Nayla reforçou que, apesar do auxílio da inteligência artificial no aumento da produtividade, é a criatividade humana que continua sendo o diferencial em diversas áreas. “Falar da história do Buscapé é falar da história da internet no Brasil. Começamos como um comparador de preços e hoje somos um assistente completo de compras. Certamente, as novas tecnologias e ferramentas podem ajudar a explorar a criatividade que todos nós temos. Entretanto, é o repertório que faz tudo acontecer”, afirmou.
Além disso, outros participantes de relevância no mercado, como João Pedro Paes Leme, Leandro Marçal e Bárbara Baltar, contribuíram com suas perspectivas sobre inovação e tecnologia durante o evento.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lucas Leite de Assis
lucas.assis@fsb.com.br