Entre os dias 8 e 14 de novembro, o Festival de Artes e Culturas chega a diversas escolas públicas com o objetivo de sensibilizar e educar as pessoas acerca dos principais conceitos da sustentabilidade. Realizado pela Educação e Cultura Produções por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, a ação deve impactar cerca de 1,5 mil alunos nas cidades de Manaus, no Amazonas, Rio Claro, no interior de São Paulo, e Joinville, em Santa Catarina. Esta é a quarta edição do evento que reúne atividades artísticas e lúdicas a favor da educação.
“Este projeto busca levar para as escolas algumas das discussões mais importantes da atualidade como os cuidados com o meio ambiente, as mudanças climáticas, a igualdade de gênero, a diminuição das desigualdades e muitos outros, sempre de uma forma lúdica, divertida e que seja facilmente assimilada pelas crianças. Para nós, é importante que estas discussões estejam no ambiente escolar, porque é neste período que começamos a compreender o mundo e entendemos como podemos fazer a diferença nele”, afirma Ana Xavier, diretora da Educação e Cultura Produções.
A programação nas escolas reúne oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis, oficinas de fotografia artística digital, nas quais eles aprendem noções básicas de composição e criatividade fotográfica utilizando seus smartphones, e uma apresentação teatral da peça “Planeta Vivo: A Aventura Sustentável”, que utiliza o humor numa narrativa envolvente para abordar a importância da cooperação e das ações individuais em prol do meio ambiente. Além disso, também há uma mostra audiovisual, com a exibição de 10 filmes e documentários educativos para conscientizar o público e incentivar ações positivas em prol do meio ambiente.
A ação também inclui cerca de 300 professores, que poderão participar de uma palestra em formato virtual sob o tema “Transformando o Mundo através da Cultura e da Arte”, que os estimula a usar recursos artísticos e lúdicos dentro de suas respectivas matérias, incentivando a curiosidade e tornando a experiência de aprendizado mais interessantes para crianças e jovens.
Promovendo o acesso à cultura a todos, o projeto conta com diversas ações de sustentabilidade, como intérprete de LIBRAS, material em Braille, monitores para auxiliar pessoas com diferentes necessidades, rampas, corrimões e piso tátil, audiodescrição nos vídeos, além de plugins de acessibilidade para acessar os conteúdos.
Confira o cronograma abaixo:
MANAUS
8 a 11/11 – Escola João Chrysostomo
12 e 13/11 – E.E Dom Milton
JOINVILLE
11 a 14/11 Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira
RIO CLARO
11 e 12/11 – Escola Luiz Martins
12/11 – Heloisa Lemenhe Marasca
14/11 – Escola Municipal Jardim das Palmeiras
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
angelo@bacuricomunica.com