De acordo com indicadores da publicação trimestral da Indústria Nacional de Eletrônicos, a Eletros, a venda de equipamentos de linha branca registrou alta de 11% em vendas nos três primeiros meses de 2024. Trata-se do melhor resultado em um primeiro trimestre nos últimos 5 anos, atribuída à melhora nos indicadores macroeconômicos.
Com o aumento do consumo surge a necessidade de oferecer alternativas para o descarte correto de equipamentos usados, por isso a Fast Shop e a Brastemp uniram forças e ampliaram o programa de reciclagem “De Volta ao Ciclo”, que passará a oferecer o serviço de logística reversa para máquinas de lavar roupas e máquinas lava e seca. O objetivo principal dessa parceria é dar destino correto aos eletrodomésticos antigos e, também, educar cada vez mais as pessoas quanto à importância do descarte consciente.
Para Eduardo Salem, diretor de marketing e canais digitais da Fast Shop, voltar esforços para o desenvolvimento de práticas sustentáveis é um dever do setor varejista, além de ser um dos pilares centrais para a companhia. “A Fast Shop trabalha em total alinhamento com as necessidades globais, conscientizando seus clientes sobre a importância do consumo consciente”.
À frente da Diretoria de Serviços da Fast Shop, a executiva Paula Akemi acredita que apostar na logística reversa para equipamentos produzidos com matérias-primas duráveis e oferecer serviços de instalação e manutenção é uma forma de respeito ao consumidor. “Estamos comunicando que nos importamos com o planeta e com o bem-estar das pessoas, e que é possível comprar um eletrodoméstico e contar com os serviços de assistência para que ele dure mais, consuma menos energia, contribua para um planeta mais sustentável” comenta.
De acordo com o Vice-Presidente da Whirlpool Brastemp no Brasil, Gustavo Ambar, apenas nos primeiros seis meses de 2024, a empresa teve o melhor faturamento para o período dos últimos dez anos. “A expectativa da companhia é encerrar o ano com alta de 10%, o que torna a parceria para a coleta ainda mais imprescindível aos nossos consumidores”. Ambar complementa que a empresa apresentou mais de 40 inovações ao mercado este ano, com foco principalmente em economia de energia, espaço, água e insumos, como no caso das lavadoras de roupas.
Entenda o serviço
Nesse primeiro momento o serviço está disponível até 17.11, para consumidores que comprarem máquinas de lavar roupas e máquinas de lavar e secar em uma das lojas físicas da Fast Shop.
O descarte do equipamento antigo de qualquer marca não terá custos, e será realizado no mesmo dia e horário da entrega do novo produto. Inicialmente, a ação será aplicada nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Todos os equipamentos recolhidos serão encaminhados para operadoras parceiras da Fast Shop e Brastemp, que destinarão às empresas recicladoras credenciadas para realizarem a reciclagem dos componentes, gerando novas matérias-primas a serem utilizadas pela indústria na confecção de novos produtos.
Para controle absoluto do processo, as recicladoras emitirão certificados que assegurem o descarte ambiental correto e permitam o rastreio do material reciclado.
Programa De Volta ao Ciclo
Criado há 12 anos pela Fast Shop, o “De Volta ao Ciclo” incentiva e conscientiza a população sobre a importância do descarte ambientalmente adequado de eletrodomésticos. Nos últimos três anos foram mais de 12 toneladas de resíduos coletados e destinados a reciclagem.
Nesta parceria, a Fast Shop vai atuar no recolhimento, armazenamento e direcionamento para as recicladoras parceiras, devidamente homologadas pela ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos). Para conhecer mais sobre o programa acesse: https://www.fastshop.com.br/web/a/devoltaaociclo.
Sobre a Fast Shop
A Fast Shop iniciou sua operação em 1986, é referência no mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e hoje conta com mais de 80 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Além disso, o e-commerce da empresa recebe milhões de visitantes por mês. A Fast Shop tem como objetivo encantar cada cliente, por meio do melhor atendimento e de produtos e serviços que facilitem o dia a dia das pessoas, tornando essa experiência única.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO OSTI LECA
pedro.osti@gmail.com