As queimadas no Brasil têm se intensificado nos últimos anos, agravando a degradação ambiental e a perda de biodiversidade, além de impactar diretamente a qualidade do solo. A situação se agrava com a seca histórica, que é a mais severa dos últimos 70 anos, afetando 58% do território nacional e aumentando o risco de incêndios florestais. A CNA estima que o mercado perdeu 14,7 bilhões com incêndios.
Cerrado, Pantanal e área amazônica estão entre as regiões mais afetadas, comprometendo a capacidade produtiva da terra e ameaçando a sustentabilidade agrícola do país. A queima da vegetação nativa destroi a camada orgânica do solo, reduzindo a quantidade de nutrientes disponíveis e dificultando o crescimento das plantas.
O pH do solo indica se o local é adequado para o cultivo de plantas, e a sua variação depende da composição do solo, da concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas. O pH ideal para um solo fértil é entre 5,5 e 6,5, pois nessa faixa os nutrientes estão mais disponíveis para as plantas. A degradação do solo impossibilita alcançar estes números uma vez que ocorre o processo de acidificação, onde a terra sofre redução em seu nível de pH.
Neste cenário desafiador, a Effatha Technology surge como uma aliada estratégica para a recuperação acelerada do solo e a melhoria da produtividade agrícola. A empresa utiliza sequências de frequências extremamente baixas para biodisponibilizar os nutrientes os tornando mais facilmente absorvíveis e metabolizáveis. Com o tratamento a planta gasta menos energia para metabolizar os mesmos insumos, otimizando a sua capacidade de crescimento.
Com essa solução, a tecnologia não apenas contribui para a recuperação de solos degradados, mas também para a sustentabilidade do agronegócio. Ao melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas e promover um uso mais eficiente dos recursos naturais. Em um momento em que as queimadas ameaçam a viabilidade das áreas agrícolas, essa resposta inovadora representa um passo importante para garantir a resiliência do setor e a preservação do meio ambiente.
“As queimadas que atingiram minha propriedade no último mês trouxeram grandes prejuízos para a produção de cana-de-açúcar. Cerca de 32% das lavouras foram queimadas, afetando não só o ciclo de colheita, mas também a qualidade do solo. O calor intenso destruiu parte da matéria orgânica e as cinzas deixadas pelo fogo aumentaram a compactação, dificultando a absorção de nutrientes pelas plantas.
A perda foi maior do que imaginávamos, e o impacto no rendimento foi direto: a cana que restou nas áreas afetadas teve uma queda significativa na produtividade, prejudicando a safra atual e possivelmente as próximas. Além disso, houve um impacto ambiental, com a morte de diversas espécies que ajudam a manter o equilíbrio do solo.
Agora, estamos focados na recuperação dessas áreas. Planejamos investir em manejo sustentável, começando com a aplicação de adubos orgânicos para repor os nutrientes perdidos aliado a tecnologias via satélite que vem chamando bastante atenção. Também vamos implementar técnicas alternativas de plantio para evitar erosão e proteger o solo, além de buscar tecnologias que auxiliem a aceleração da recuperação de áreas degradadas. Sabemos que será um longo processo, mas estamos comprometidos em restaurar o potencial produtivo da nossa terra o mais rápido possível.” informa José Martins – proprietário da Fazenda Itaúna Grande – Piracicaba
Em um momento em que as soluções sustentáveis se tornaram essenciais para o futuro do agronegócio e do meio ambiente, a Effatha Tecnologia tem se destacado por sua abordagem inovadora. “Utilizamos satélites geoestacionários, emitimos sequências de baixas frequências que otimizam a metabolização de nutrientes absorvidos pelas plantas, garantindo colheitas mais rentáveis, saudáveis e sustentáveis” afirma Marcelo Leonessa, CEO da Effatha.
Mais sobre a Effatha Technology
A Effatha Technology é uma empresa brasileira, oriunda de mais de 20 anos de pesquisa que atua com tecnologia via satélite para o mercado de agricultura e outros. Na Effatha Technology, apresentamos uma solução que independe da conexão online e promove melhorias significativas e sustentáveis às plantações. Saiba mais – www.effatha.com.br
Informações para Imprensa – Arebo
Gilmara Oliveira – gilmara@arebo.com.br – (11) 99457-9499
Caio Ribeiro – caio@arebo.com.br – (11) 96748-2009
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TÂNIA MARIA PEREIRA AMARAL
tania@arebo.com.br