No dia 2 de novembro, sábado, uma das principais iniciativas brasileiras para a difusão de conhecimento sobre sustentabilidade e de boas práticas socioeconômicas e socioambientais para o planeta, o Caminhão ODS Artístico, chega ao Estádio Luso Brasileiro, na Portuguesa, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Com uma abordagem prática e artística, o objetivo é levar atividades presenciais e digitais, manifestações artísticas, serviços à população e promover o conhecimento acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU.
A ação, que é gratuita e espera reunir cerca de 4 mil pessoas, é realizada pela NTICS Projetos e patrocinada pela Moove, referência global no mercado de lubrificantes. O evento ocorre em parceria com a Corridinha Moove Ilha Carioca 2024, que incentiva a prática esportiva na infância com baterias de corrida, aulas funcionais e atividades lúdicas para crianças entre 2 e 13 anos.
Os ODS reúnem diversos temas importantes como a erradicação da pobreza, os cuidados para uma saúde de qualidade, a igualdade de gênero, a erradicação da fome, a proteção social, entre outros. O projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre 169 metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU. Nesta edição, o evento se destaca por utilizar diversos recursos artísticos para promover reflexões acerca da sustentabilidade.
“Os ODS estão entre os temas globais de maior urgência, porque eles não só reúnem os principais desafios enfrentados pela sociedade hoje, mas também propõem metas claras para que consigamos solucionar estas questões. Com isso, desde 2017, nós realizamos a iniciativa Conhecendo os ODS, que conta com um caminhão que percorre diferentes cidades do país, levando informações, serviços e reunindo parceiros que conseguem trazer diversas formas práticas para que as pessoas incluam os ODS em seu dia a dia”, explica Ana Carolina Xavier, CEO e Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
O Caminhão, que chega com atividades divididas em 4 estações, conta com exposição fotográfica, textos e vídeos com realidade virtual. Na estrutura externa, outras 13 tendas oferecem serviços e atividades gratuitas, nas quais o público tem à disposição oficinas de compostagem, atendimentos básicos de saúde, aberturas de MEIs, mentoria para pequenos empreendedores, exposição de robótica, oficinas de culinária sustentável, oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, entre outras. A ação também conta com um palco principal com uma programação que inclui apresentações de teatro, música, ballet infantil com crianças da comunidade e outras atrações. Na ala infantil ainda conta com pinturas artísticas no rosto e brincadeiras educativas. Todas as atividades acontecem das 13h às 18h no Estádio Luso Brasileiro, na Rua Haroldo Lôbo, 400 – Portuguesa, Rio de Janeiro. A participação é gratuita.
Projeto começa em escolas públicas do Rio
Ainda no mês de outubro, cerca de 6 mil alunos de escolas públicas da região participam de atividades educativas sobre os ODS em sala de aula. No programa estão previstas a apresentação de um espetáculo que discute temas como sustentabilidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar. Os alunos também participam de oficinas teatrais nas quais exercitam a expressão corporal e a improvisação, ajudando-os de forma lúdica a melhorar sua comunicação. Já os professores devem participar de uma palestra virtual sobre como a Arte pode ser ensinada nas escolas e aliada no processo de educação.
“Com metodologia lúdica e didática, diversas atividades e convidados especiais, o projeto dissemina conhecimento sobre temas socioambientais diversos que ajudam na transformação de estudantes, professores e cidadãos em agentes de mudança da sociedade, além de oportunizar o desenvolvimento econômico e ampliar impacto positivo para comunidades da Ilha do Governador. É uma enorme alegria patrocinar essa super iniciativa, que se alinha ao nosso propósito “mover pessoas e negócios do jeito certo para todos” explica Lorena Nascimento, Coordenadora de Sustentabilidade da Moove.
Ação valoriza parceria locais
O Caminhão ODS Artístico conta com parceiros expressivos como a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Universidade Estácio, o Hospital Ilha do Governador, a Organização de Empreendedorismo da Ilha do Governador, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a Patrulha Ambiental da Polícia Militar do Rio de Janeiro, entre outras instituições.
No dia 1 de novembro, a Universidade Estácio recebe alguns talks com especialistas em ESG para falar sobre “O papel das empresas na Agenda 2030” e sobre como as empresas podem estar mais engajadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As conversas contam com a participação de representantes da NTICS Projetos, da Moove, do Instituto Terra Azul, da UFRJ, da Z10 – Associação de Moradores e Pescadores, além da própria Universidade Estácio. Os talks ocorrem entre 19h e 21h.
Além disso, vai contar com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro de suas comunidades. “Em todos os locais pelos quais passamos, nós trazemos agentes locais que ajudam a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina”, finaliza Ana Carolina.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
angelo@bacuricomunica.com