Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil adicionará mais 13,2 GW de potência instalada em 2025, um aumento de 25% em relação aos atuais 51,5 GW.
Entre muitos benefícios, a energia solar aparece como alternativa econômica, sustentável e dinâmica para os consumidores. No país, iniciativas como o marco legal da geração distribuída tornam a adesão ainda mais atrativa, garantindo benefícios regulatórios até 2045.
A queda nos custos de instalação e a valorização dos imóveis equipados com sistemas solares reforçam a importância de apostar nessa fonte limpa e renovável para um futuro mais independente da geração tradicional de energia.
Com a ajuda de Anderson Oliveira, sócio-fundador da EcoPower Energia Solar, listamos os principais motivos para apostar na energia fotovoltaica em 2025. Confira:
1. Redução de custos na conta de luz
Por meio da geração de energia solar, com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível obter uma economia de até 90% da conta de luz, além de permitir a previsibilidade de despesas.
2. Incentivos fiscais e regulamentações favoráveis
Em muitos países, incluindo o Brasil, iniciativas governamentais oferecem incentivos fiscais e financiamentos para a instalação de sistemas solares.
O marco legal da geração distribuída no Brasil garante regras claras e benefícios para quem adere à energia solar até 2045.
Porém, é importante se antecipar ao aumento do imposto de 9,6% para 25% sobre a importação de painéis solares, conforme comunicado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em novembro, que entrará em vigor a partir de julho de 2025.
3. Sustentabilidade e redução da pegada de carbono
A energia solar é limpa e renovável, contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
4. Tempo de payback reduzido
O investimento tem payback aproximado de 3,3 anos, podendo ser até menor em alguns estados e o consumidor verá o retorno porque já terá quitado o pagamento do sistema. No entanto, desde o primeiro momento que a geração se inicia é possível perceber a economia nas contas, que pode chegar até 90%.
5. Valorização de imóveis
Residências e comércios equipados com energia solar são mais valorizados no mercado imobiliário devido à economia de longo prazo que oferecem aos futuros proprietários.
6. Independência energética
Reduzir a dependência das concessionárias protege contra variações tarifárias e interrupções no fornecimento de energia.
A combinação de energia solar com baterias (armazenamento) permite ainda mais autonomia. Baterias mais acessíveis estão fazendo com que as soluções em geração própria proporcionem mais segurança e conforto em locais onde havia o desconforto da falta de energia eventual. Utilizar o benefício do armazenamento de energia para diminuir o custo de captação de energia da rede em momentos de maior custo também é uma realidade cada vez mais presente no mercado.
7. Alta durabilidade
O sistema fotovoltaico possui uma durabilidade de pelo menos 25 anos, representando uma grande vantagem a médio e longo prazo para o consumidor.
9. Possibilidade de empreender
Abrir uma franquia de energia solar também entra em pauta para começar um negócio e se tornar um empreendedor. Com taxas de franquia menores e possibilidade de crescimento, o ramo se torna atrativo para qualquer consumidor.
10. Redução de outros custos rotineiros e conforto
Módulos com mais potência fizeram com que se possa hoje gerar mais energia em um espaço menor, o que aumenta as possibilidades de criar mais conforto para sua família e agregar redução de custo de gás de cozinha (utilizando-se fogão de indução) e até de combustível, investindo na mobilidade elétrica junto com o solar.
Por exemplo, ainda inclui-se redução de custo também de gás e combustível, mais conforto – ar condicionado, air fryer, robô aspirador, todos movidos à energia solar.
Segundo Anderson, a combinação de benefícios econômicos, ambientais e tecnológicos faz de 2025 um ano estratégico para a ampliação do uso da energia solar, tanto para residências quanto para empresas.
“Em 2024 passamos os 20 mil projetos vendidos, esperamos que em 2025 seja um ano em que as pessoas percebam cada vez mais os benefícios da energia solar para sua rotina e economia pessoal”.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Horácio Busolin Júnior
horacio.busolinjunior@gmail.com