Porta de entrada na rede pública de saúde, UBSs acolhem pessoas em sofrimento psíquico por meio de atendimento psiquiátrico, psicológico e grupos voltados a bem-estar
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a saúde mental não é um privilégio, mas um direito humano fundamental. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde mental como um estado de bem-estar que permite ao indivíduo desenvolver suas habilidades, enfrentar desafios e contribuir com a comunidade. Promover a saúde mental, portanto, é uma prioridade em saúde pública, trabalhado com especial atenção por meio do Janeiro Branco.
Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) está voltada aos cuidados com a saúde mental. Faz parte da rotina dos equipamentos identificar e tratar condições como ansiedade, transtornos como depressão e bipolaridade e doenças como esquizofrenia.
Este trabalho começa na Atenção Básica, com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio da equipe Multi (integrada por diferentes profissionais, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais), que cuida do acolhimento das pessoas que chegam tanto por demanda espontânea quanto pelo Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) da unidade, por encaminhamento das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) ou mesmo por meio de outros equipamentos.
De acordo com dados da Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de janeiro a novembro de 2024, as UBSs da capital registraram 282.440 atendimentos com médico psiquiatra (em 2023 foram 288.322), enquanto com psicólogo clínico foram realizados 429.745 atendimentos (em comparação a 516.257 em 2023).
No mesmo período, o número de atendimentos a pacientes com diagnóstico de transtornos mentais nos equipamentos da rede municipal chegou a 280.128 (em comparação a 215.809 no mesmo período de 2023). Os atendimentos foram registrados em todas as faixas etárias, com um aumento de demanda a partir dos 20 anos, que se mantém de forma constante até os 60 anos.
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
Cuidado com saúde mental se inicia nas Unidades Básicas de Saúde
Previous ArticleDespesas com Água Explodem em 2025
Next Article Como aumentar sua renda em 2025?
Related Posts
Add A Comment