Em 2023, o estado do Paraná registrou 70.464 acidentes de trânsito, dos quais 2.962 resultaram em óbitos. Entre as rodovias mais letais, destacam-se a BR-277, com 1.110 mortes (37%), a BR-376, com 504 mortes (17%), e a BR-116, com 444 mortes (15%). Juntas, essas três rodovias concentraram 69% dos acidentes fatais no estado.
São José dos Pinhais registrou o maior número de óbitos, especialmente na BR-277, mais conhecida como Rodovia do Café. O trecho entre os quilômetros 65 e 77, que compreende o Contorno Leste e a Praça de Pedágio, é notoriamente perigoso. Essa área, que conecta a capital paranaense a outras regiões e ao litoral, foi palco de 2.357 acidentes e 97 mortes em 2023.
Cenário em 2024
Até outubro de 2024, os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam 58.970 ocorrências, com 2.601 mortes. A BR-277 segue liderando como a mais perigosa, com 18.740 acidentes e 782 óbitos (30%). A BR-376 aparece em segundo lugar, com 12.811 acidentes e 633 vítimas fatais (24%), seguida pela BR-116, com 9.516 acidentes e 291 mortes (11%).
As principais causas dos acidentes fatais nessas rodovias estão diretamente relacionadas ao comportamento dos condutores. A ausência ou reação tardia do motorista foi responsável por 429 óbitos, seguida pela velocidade incompatível com a via (299 mortes) e o tráfego na contramão (67 mortes). Quanto aos tipos de veículos envolvidos, os automóveis lideram as estatísticas, com 15.979 acidentes e 651 mortes, seguidos por motocicletas, com 6.535 acidentes e 359 mortes. Curiosamente, os semirreboques registraram 4.522 acidentes, mas nenhum óbito. Um dado que merece destaque é o número de pedestres e testemunhas fatais, ou seja, pessoas que não estavam a bordo dos veículos e se envolveram em acidentes, sendo 183 vítimas, representando 11% do total de mortes nas três BRs.
Mais da metade das mortes (51%) ocorreram em dias de céu claro, e os finais de semana (sexta-feira, sábado e domingo) concentraram 59% dos acidentes fatais. Além disso, a maioria dos óbitos ocorreu em trechos de pista dupla e em retas, indicando que a infraestrutura rodoviária, combinada com comportamentos imprudentes, desempenha um papel crítico na geração de tragédias.
BR 376 curva da Santa
Um dos trechos que mais chamaram a atenção em 2024, em comparação com 2023, é a descida da serra do Mar na BR-376, no Paraná, entre os quilômetros 660 e 679. No trecho, que inclui a conhecida “Curva da Santa” (km 668,7), em 2023, foram registrados 1.052 acidentes, com 19 mortes. Já em 2024, até outubro, o número de acidentes subiu para 1.233, enquanto os óbitos saltaram para 251, representando um crescimento de 1.221% no total de vítimas fatais.
As principais causas de acidentes fatais nesse trecho são problemas nos freios, responsáveis por 228 ocorrências e 56 mortes, seguidos por falhas mecânicas ou elétricas, que ocasionaram 194 acidentes e 54 óbitos. A velocidade incompatível com as condições da via aparece como o terceiro maior fator, com 169 acidentes e 48 mortes.
O período de férias é tradicionalmente marcado por um aumento expressivo no fluxo de veículos em nossas rodovias. Contudo, a combinação de imprudência, negligência e imperícia no trânsito pode transformar essas viagens em cenários de risco.
*Rafaela Aparecida de Almeida é doutora em Gestão Urbana e professora da ESGCN no Centro Universitário Internacional Uninter
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JULIA CRISTINA ALVES ESTEVAM
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