As cafeterias são tradicionais ponto de encontro entre amigos, trabalho, é um local que faz parte da rotina de muitos brasileiros. Somente em Fortaleza/ CE, estima-se que as cafeterias representam 6% do faturamento do food service. E quando se refere a padarias/ cafeterias, a estimativa sobe para 25%.
Trata-se de um mercado consolidado, a proximidade com o público, e que oferece uma gama de produtos, atraindo ainda mais olhares de quem frequenta esse ambiente, bem como de investidores que buscam por negócios rentáveis. Principalmente quando o segmento tem o café especial, que é o grão com um nível de qualidade mais elevado em comparação com o café tradicional.
Com o mercado de cafeterias resilientes, redes de franquias buscam novos franqueados para expandir os negócios. Exemplo disso é a Mr. Black Café Gourmet, empresa nascida em 2006 em Belo Horizonte/ MG e agora foca sua expansão para cidades do Nordeste.
“Há tempos o Nordeste vem se mostrando uma região promissora para o franchising e com um grande potencial de crescimento. Tanto que recentemente abrimos mais duas operações na região, totalizando 6 unidades e buscamos comercializar mais quatro unidades em 2025”, afirma Cristian Soares Figueiredo, CEO da Mr. Black Café Gourmet.
As novas unidades a que o empresário se refere estão localizadas em Recife/ PE e Natal (RN). A franquia almeja abrir novas lojas em cidades como Salvador/ BA, Aracajú/ SE, João Pessoa/ PB, Recife/ PE, Natal/ RN e Fortaleza/ CE, além de grandes cidades do interior.
Perfil das cidades para empreender
Para abrir uma franquia Mr. Black Café é necessário que a cidade tenha acima de 200 mil habitantes ou tenha ao menos um shopping center. A franqueadora também leva em consideração a viabilidade logística.
A franquia soma 30 unidades franqueadas e cinco lojas próprias, com expectativa de comercializar mais 10 unidades até o final de 2025.
Estratégia de crescimento
A Mr. Black Café Gourmet, que entrou para o franchising em 2012, tem adotado como estratégia de expansão mercados maduros no consumo de cafés e que tenham oportunidade para crescimento de novas redes na região. “Nossa estratégia de crescimento é orgânica, onde a busca por novos franqueados ocorre ao mesmo tempo em que a rede ganha robustez na região”, enfatiza o CEO
Diferenciais
Entre os grandes diferenciais da empresa é que a Mr. Black Café trabalha há 16 anos somente com cafés especiais de fazendas de Minas Gerais, posicionamento que só foi ser difundido no mercado a partir de 2014 em outras redes de cafeteria.
“Hoje já temos um modal logístico para o Nordeste bem desenvolvido, pois já atuamos neste mercado com unidades em Recife e Natal, com fretes semanais para estas regiões. Nossas cargas são refrigeradas e já contamos com parceiro para a região”, diz Cristian.
Um outro diferencial da Mr. Black Café é o combo 2 em 1 onde há a regionalização de parte do mix de produtos, ou seja, são produtos com altíssima qualidade e em conjunto não saem da cultura regional do franqueado. No caso do Nordeste, Cristian revela que produtos como tapioca, cuscuz e bolo de rolo fazem parte do cardápio da unidade local por fazerem parte da cultura nordestina.
Os quatro modelos de negócios têm grande potencial de serem abertos no Nordeste, porém, o empresário aposta no formato “gourmet” para expansão do empreendimento. “O modelo gourmet é o nosso formato mais amplo, onde conseguimos entregar aos clientes um mix mais completo de bebidas e comidas, o que torna ainda mais atrativo abrir uma cafeteria totalmente completa”, posiciona Cristian.
Franchising no Nordeste
A capital baiana, Salvador, se consolidou como o município de maior faturamento no mercado de franquias nas regiões Nordeste e Norte no primeiro semestre deste ano. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que Salvador aparece na 8ª colocação do ranking nacional com um faturamento acima de R$ 1,5 bilhão, um aumento de 14,18% em relação ao mesmo período de 2023.
O mercado local tem se mostrado promissor, e setores como food service (açaí, sorveteria e cafeteria) e saúde, beleza e bem-estar (clínicas odontológicas e óticas) se destacam, liderando o crescimento na região Nordeste, bem como a nível nacional.
Sobre a Mr. Black Café Gourmet
Fundada em 2006 em Belo Horizonte (MG), a franquia de cafeteria gourmet consolidou-se rapidamente no mercado, baseando-se em três pilares essenciais: alta qualidade dos produtos, ambiente moderno e acolhedor, e atendimento diferenciado. Em 2012, os gestores implementaram um plano estratégico de longo prazo, expandindo a marca por meio do sistema de franquias. A marca oferece mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos e conta com quatro modelos de negócios: express, quiosque para shopping, loja de rua ou espaço corporativo, loja para shopping ou aeroportos com investimento inicial a partir de R$ 156.900,00, além de retorno previsto entre 24 a 36 meses.
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