Como fazer uma reclamação no Uber? Se você teve algum problema durante uma corrida, seja com o motorista, o valor cobrado, ou qualquer outro imprevisto, saiba que você não está sozinha e que existe um caminho fácil para reclamar e, quem sabe, até resolver a situação.
Já passei por isso e sei como é frustrante, então, amiga, senta aqui que vou te contar tudo o que aprendi sobre como fazer uma reclamação no Uber, de um jeito simples e direto, sem enrolação.
Nesse post, vou te guiar passo a passo por todos os jeitos de fazer uma reclamação no Uber, seja pelo aplicativo (que é o mais fácil!), pelo site ou até mesmo por telefone, se você preferir.
Vou te dar dicas pra escrever a sua reclamação de um jeito que eles realmente te ouçam e te mostrar como acompanhar o andamento da sua solicitação.
Além disso, vou te contar quais são os seus direitos como passageira e o que você pode esperar depois de fazer a reclamação.
Então, se você quer saber como fazer valer os seus direitos e resolver o seu problema com o Uber, continue lendo! Prometo que vai ser mais fácil do que pedir um carro!
Como Reclamar no Uber pelo Aplicativo?
Amiga, reclamar pelo aplicativo é a maneira mais fácil e rápida! Tudo fica registrado direitinho lá, e o Uber costuma responder mais rápido por esse canal. Veja como é simples:
Abra o aplicativo e vá no menu. Lá, você vai encontrar uma opção tipo “Suas Viagens”. Procure a viagem específica que teve o problema e clique nela. Aí, vão aparecer várias opções, como avaliar o motorista, ver o recibo, e, claro, “Ajuda”. Clica em “Ajuda” e vai abrir um monte de opções de problemas comuns, tipo “Cobrança Incorreta”, “Motorista Grosseiro”, “Objeto Perdido”, etc. Escolha a opção que mais se encaixa no seu caso.
Passo a Passo para Reclamar no Uber pelo App
1. Abra o app Uber no seu celular.
2. Toque no ícone do menu (geralmente três linhas horizontais) no canto superior esquerdo.
3. Selecione a opção “Suas Viagens”.
4. Encontre a viagem com a qual você teve problema e toque nela.
5. Role a tela para baixo até encontrar a seção “Ajuda”.
6. Escolha o tópico que melhor descreve o seu problema. O app oferece várias opções, como problemas com a cobrança, com o motorista, com a rota, etc.
7. Descreva detalhadamente o ocorrido, incluindo datas, horários, nomes, e qualquer outra informação relevante. Se tiver prints de tela ou fotos, melhor ainda!
8. Se o problema for com cobrança, especifique o valor que você considera incorreto e justifique o seu questionamento.
9. Envie sua reclamação.
Outras opções de Ajuda no Aplicativo Uber
Além do caminho que mostrei ali em cima, o aplicativo do Uber tem várias outras opções pra te ajudar com diferentes tipos de problemas. Se você esqueceu alguma coisa no carro, por exemplo, tem uma opção específica pra isso. Se a rota que o motorista fez foi muito mais longa do que o normal, também tem como reclamar. É só fuçar um pouquinho na seção de ajuda que você encontra a opção certa pro seu caso. O importante é não desistir, viu, amiga? Reclamar é um direito seu!
O Uber também oferece a opção de entrar em contato com o suporte diretamente pelo aplicativo. Isso pode ser útil se você não encontrar a opção que se encaixa no seu problema na seção de ajuda, ou se preferir falar com alguém diretamente. Pra fazer isso, geralmente é só procurar por “Fale Conosco” ou “Suporte” no menu do aplicativo. Às vezes, pode demorar um pouquinho pra conseguir falar com alguém, mas é uma boa opção se você precisar de ajuda imediata.
Como Reclamar no Uber pelo Site?
Se você não tiver o aplicativo no celular, ou preferir fazer a reclamação em uma tela maior, o site do Uber também oferece essa possibilidade. É bem parecido com o processo no aplicativo, mas pode ser um pouco mais complicado de navegar.
Acesse o site do Uber e procure por “Ajuda” ou “Central de Ajuda”. Geralmente, essa opção fica no rodapé da página. Aí, você vai encontrar uma lista de perguntas frequentes e tópicos de ajuda. Se não encontrar a resposta pra sua dúvida lá, procure por um link ou botão que diga algo como “Enviar uma Reclamação” ou “Entrar em Contato”.
Passo a Passo para Reclamar no Uber pelo Site
1. Acesse o site do Uber.
2. Role a página até o final e procure pela seção “Ajuda”.
3. Clique em “Ajuda” e procure pela opção que melhor descreve o seu problema.
4. Se você não encontrar uma opção específica, procure por um link que diga “Contatar o Suporte” ou algo similar.
5. Faça login na sua conta Uber.
6. Descreva detalhadamente o problema, incluindo datas, horários, nomes de motoristas, e qualquer outra informação relevante. Se você tiver prints de tela, anexe-os à sua reclamação.
7. Envie sua reclamação.
Dicas para Reclamar no Uber pelo Site
Assim como no aplicativo, é importante ser clara e objetiva na sua reclamação. Explique exatamente o que aconteceu, fornecendo o máximo de detalhes possível. Se você tiver provas do problema, como prints de tela ou fotos, anexe-as à sua reclamação. Isso vai ajudar o Uber a entender melhor a situação e a tomar as medidas necessárias.
Depois de enviar a reclamação, anote o número do protocolo ou da solicitação, caso tenha. Isso vai te ajudar a acompanhar o andamento da sua reclamação. O Uber geralmente responde às reclamações em alguns dias úteis. Se você não receber uma resposta em um prazo razoável, entre em contato com o suporte novamente para verificar o status da sua solicitação.
Como fazer uma reclamação no Uber por Telefone?
Embora seja menos comum, você também pode fazer uma reclamação no Uber por telefone, caso prefira. No entanto, pode ser mais difícil conseguir falar com um atendente. Para contatar o Uber por telefone, você pode procurar o número de contato no site ou aplicativo. Geralmente, é preciso navegar um pouco para encontrar essa informação. Mas, lembre-se que a forma mais eficiente e rápida de reclamar é utilizando o aplicativo, tá?
Se preferir reclamar por telefone, certifique-se de ter em mãos todas as informações relevantes sobre a sua corrida, como data, hora, local de partida e destino, nome do motorista e, claro, o problema que você teve. Anote também o número de protocolo que o atendente te passar para poder acompanhar o andamento da sua reclamação.
Dicas para Reclamar no Uber por Telefone
Anote todos os detalhes da sua corrida antes de ligar. Isso inclui data, horário, nome do motorista, local de partida e destino, e o valor da corrida.
Seja clara e concisa ao descrever o seu problema ao atendente. Explique exatamente o que aconteceu e o que você gostaria que o Uber fizesse a respeito.
Anote o nome do atendente e o número do protocolo da sua reclamação. Isso vai te ajudar a acompanhar o andamento da sua solicitação.
Se você não ficar satisfeita com a resolução oferecida pelo atendente, peça para falar com um supervisor.
Como Escrever uma Reclamação no Uber (Dicas Importantes)
Independentemente do canal que você escolher para fazer sua reclamação no Uber (aplicativo, site ou telefone), existem algumas dicas importantes que vão te ajudar a ter mais sucesso na sua solicitação. A primeira coisa é: seja clara e objetiva. Ninguém quer ler um textão enorme, né? Vá direto ao ponto, explicando o que aconteceu de forma resumida e fácil de entender.
Forneça todos os detalhes relevantes: data, horário, nome do motorista (se lembrar), local de partida e destino, valor da corrida, e qualquer outra informação que você ache importante. Quanto mais detalhes você der, melhor. Se tiver prints de tela da conversa com o motorista, do mapa da corrida, ou qualquer outra coisa que comprove o seu problema, anexe à sua reclamação. Prints são seus melhores amigos nessa hora! E lembre-se de manter a calma e ser educada, mesmo que esteja super chateada. Grosseria não vai te ajudar a resolver o problema.
10 Dicas para uma Reclamação Eficaz no Uber:
- Seja clara e objetiva.
- Forneça todos os detalhes relevantes.
- Anexe prints de tela ou fotos, se possível.
- Mantenha a calma e seja educada.
- Explique o que você espera que o Uber faça para resolver o problema.
- Anote o número do protocolo da sua reclamação.
- Acompanhe o andamento da sua solicitação.
- Se não ficar satisfeita com a resposta, entre em contato novamente.
- Conheça seus direitos como passageira.
- Considere a plataforma de resolução de conflitos online do Uber em último caso.
Tabela Comparativa dos Canais de Reclamação do Uber
Canal | Vantagens | Desvantagens |
---|---|---|
Aplicativo | Fácil, rápido, prático, registro automático | Pode não ser ideal para reclamações complexas |
Site | Acesso em telas maiores, anexo de documentos | Navegação pode ser confusa |
Telefone | Contato humano direto | Difícil contato, tempo de espera |
O Que Esperar Depois de Reclamar no Uber?
Depois de fazer sua reclamação, o Uber geralmente entra em contato por e-mail em alguns dias úteis. Eles podem te pedir mais informações sobre o ocorrido, ou te oferecer uma solução, como um reembolso ou um crédito para futuras viagens. Se o problema for mais complexo, eles podem te ligar para conversar melhor sobre a situação. É importante que você acompanhe o andamento da sua reclamação e responda a qualquer contato do Uber o mais rápido possível para agilizar o processo.
Se você não concordar com a solução oferecida pelo Uber, não hesite em contestar. Explique seus motivos e tente negociar uma solução que seja justa para ambas as partes. Se mesmo assim não chegar a um acordo, você pode recorrer a outros órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Lembre-se que você tem direitos como consumidora e que o Uber tem a obrigação de te atender e tentar resolver o seu problema.
Perguntas Frequentes sobre Como Fazer uma Reclamação no Uber
Como faço para reclamar de um motorista Uber que foi grosseiro?
Acesse a seção “Ajuda” no aplicativo ou no site do Uber, selecione a viagem em questão e escolha a opção relacionada ao comportamento do motorista. Descreva a situação com detalhes.
O que fazer se o Uber me cobrou a mais?
No app, em “Suas Viagens”, selecione a corrida com cobrança indevida e escolha a opção de “Ajuda” referente a problemas de pagamento. Detalhe a cobrança incorreta.
Posso reclamar se o motorista Uber fez uma rota muito longa?
Sim. Na seção “Ajuda”, relate a situação explicando que a rota utilizada foi desnecessariamente longa e anexe prints do mapa, se possível.
Como entrar em contato com o suporte do Uber?
A forma mais fácil é pelo próprio aplicativo, na seção “Ajuda”. Você também pode encontrar opções de contato no site do Uber.
Quanto tempo o Uber demora para responder a uma reclamação?
Geralmente, a resposta chega em poucos dias úteis. Caso não receba retorno, entre em contato com o suporte novamente.
O que fazer se eu não ficar satisfeita com a resposta do Uber à minha reclamação?
Conteste a resposta explicando seus motivos. Se não houver acordo, você pode recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Esqueci um objeto no Uber, como faço para recuperar?
No app, acesse “Suas Viagens”, selecione a corrida e escolha a opção para itens perdidos. Siga as instruções para contatar o motorista.
Como cancelar uma corrida no Uber antes que ela comece?
Abra o aplicativo, localize os detalhes da sua viagem e procure pela opção de cancelamento. Pode haver uma taxa de cancelamento dependendo do tempo que faltar para o início da viagem.
Como alterar a forma de pagamento no Uber?
No menu do aplicativo, acesse “Pagamento” e adicione ou selecione o método de pagamento desejado.
Onde encontro o histórico das minhas corridas no Uber?
No menu principal do aplicativo, procure pela opção “Suas viagens”. Lá você terá acesso ao histórico completo.