No Brasil, aparelhos eletrônicos quebrados ou eletrodomésticos com defeito estão cada vez mais na rota dos reparos, como consta na pesquisa recente Protect and Project Oneself, da BNP Paribas Cardif. No levantamento, 88% dos entrevistados que já solicitaram algum reparo alegam que a queda do poder aquisitivo foi um dos fatores que adiaram a compra de algo novo para encontrar quem arruma o que estragou.
Além de fatores econômicos, o desejo de prolongar a vida útil de equipamentos e a tendência com a sustentabilidade, principalmente pelos problemas do lixo eletrônico no meio ambiente, também são apontados como fatores decisivos para reparos e assistência técnica.
Para Anderson Nery, fundador da Robozin, primeira startup curitibana que conecta consumidorese profissionais via WhatsApp, este é um bom momento para o setor de assistência técnica, principalmente com as facilidades de busca de profissionais usando plataformas como o WhatsApp:
“Uma geladeira que estraga de uma para hora para outra, pode acabar com o dia de uma pessoa que precisa lidar com estresse de perder tudo o que há armazenado. Por isso, a assistência técnica precisa ser rápida” afirma Anderson.
Não é apenas no Brasil que a procura por reparos está em alta: um estudo sobre o mercado mundial de reparos, divulgado pela Exactitude Consultancy, mostrou que o setor de reparo e manutenção de eletrônicos pode saltar dos atuais US$ 8,72 bilhões para US$ 11,09 bilhões em todo o mundo até 2030.
O mercado de assistência é amplo, vai além de simples reparos e abrange diagnósticos mais complexos, correções no sistema de hardware e software, troca de tela ou de componentes indispensáveis:
“A questão é conseguir encontrar quem faz esse serviço quando mais a pessoa precisa, sem perder tempo com pesquisas. Um computador quebrado impossibilita seu trabalho, portanto quanto mais rápido o problema for resolvido, mais rápido a pessoa volta para suas atividades” finaliza.
Tecnologia ajuda na busca
É na tecnologia que os profissionais estão encontrando um jeito de aumentar a renda. O Robozin, por exemplo, é uma IA qualificada para conectar consumidores e profissionais e a pessoa só precisa ter o número salvo em seus contatos. Basta começar uma conversa via WhatsApp com esse número, explicar o problema e esperar que o próprio sistema encontrar quem está por perto para solucionar o problema.
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AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
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