São Paulo, 18 de dezembro de 2024: A BrazilFoundation, que promove a filantropia estratégica no Brasil, e o Fundo Casa Socioambiental, organização que atua em prol da justiça socioambiental e climática, anunciam a criação de um modelo inovador de investimento colaborativo para fortalecer organizações do Rio Grande do Sul lideradas por mulheres quilombolas e indígenas, entre outros grupos sub-representados, após as enchentes ocorridas em maio deste ano.
Por meio de um único edital – Reconstruir RS – e com apoio do Fundo Luz Alliance, a iniciativa conjunta investirá R$ 4,1 milhões em 68 organizações do estado, podendo beneficiar, direta ou indiretamente, mais de 200 mil pessoas.
Selecionadas nas regiões dos biomas Pampa e Mata Atlântica, as organizações aprovadas são compostas por cidadãos e cidadãs ativistas, agricultores, quilombolas, indígenas, pescadores e pescadoras artesanais, povos ciganos, comunidades de matriz africana e associações de moradores e moradoras. São comunidades desproporcionalmente afetadas pelo desastre climático e que agora poderão se reerguer.
“Essa parceria inovadora tem por objetivo potencializar os recursos a fim de apoiar mais organizações e por mais tempo, permitindo que elas de fato se recuperem e voltem a ter um papel de protagonismo nas comunidades em que atuam”, afirma Mônica de Roure, vice-presidenta e diretora de relações institucionais da BrazilFoundation.
“Ações como essa fortalecem a filantropia colaborativa, na qual organizações que compartilham causas em comum possam se unir em prol de uma determinada ação. Esse é um movimento que vem ganhando força no setor filantrópico brasileiro, principalmente na esteira de eventos climáticos extremos”, completa Mônica.
Em resposta aos impactos da maior enchente da história do Rio Grande do Sul, a BrazilFoundation se uniu a modelo Gisele Bündchen para mobilizar parceiros e doadores para levar ajuda a milhares de famílias afetadas, arrecadando cerca de US$ 3 milhões em mais de 22 mil doações. De imediato, o foco foi atender às necessidades urgentes, colaborando com organizações locais para fornecer apoio humanitário. Em seguida, priorizou esforços para apoiar na recuperação, na volta dos serviços básicos e no retorno às residências.
Em sua terceira fase, a campanha tem como foco um programa de colaboração para a reconstrução local a partir de um plano estratégico e duradouro. “Neste momento, a nossa dedicação é identificar e avaliar iniciativas sociais atuantes na região que serão selecionadas para trabalharmos juntos e juntas a longo prazo. Essas ações serão fundamentais para garantir um processo de recuperação eficiente e sustentável”, finaliza a executiva da BrazilFoundation.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
pedro@pimenta.com