No dia 30 de novembro, o frigorífico Friboi da cidade de Marabá (PA), foi sede da 35ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024. Foram avaliados 692 animais de 11 pecuaristas participantes, com 17 lotes de animais vindos de propriedades de 07 municípios do estado. A etapa foi uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). Os organizadores também tiveram o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Friboi.
Dos 692 animais avaliados, 370 eram machos não castrados, sendo 55% dos animais com até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). O peso médio foi de 20 arrobas.
Entre as fêmeas, foram 322 avaliadas, onde 57% dos animais possuía até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). O peso médio foi de 13 arrobas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Marabá apresenta atualmente um rebanho com mais de um milhão de cabeças de gado, no qual a raça Nelore é predominante. O Pará é o segundo estado do Brasil com o maior número de produção de bovinos, com mais de 25 milhões de cabeças de gado.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
João Elias da Silva, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Piçarra/PA) foi o ganhador da medalha de ouro; a medalha de prata ficou para Nivaldo da Silva Araújo, da Fazenda Rosinha e Paineira (Itupiranga/PA), que também recebeu a medalha de ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens. Ivanilda Lopes Rozel Diamantino, da Fazenda Bela Aurora (Marabá/PA) recebeu a medalha de bronze.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
A medalha de ouro foi para Renato Inácio dos Santos, da Fazenda Tetéia (Itupiranga/PA); FVT Comércio de Bovinos, da Agropecuária Toledo III (São Domingos do Araguaia/PA) recebeu a medalha de prata e José Eliomar Alves Ferreira, da Chácara Pôr do Sol (Marabá/PA) recebeu a medalha de bronze.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BATISTA DE CARVALHO
gabriela@textoassessoria.com.br