O uso da IA (Inteligência Artificial) no cotidiano das empresas tem caído no gosto dos consumidores, 73% dos clientes acreditam que o uso da ferramenta em CX (Experiência do Cliente) melhora a qualidade do atendimento e, desejam uma maior interação com essa tecnologia ao entrar em contato com a empresa. Essa tendência está no radar da Minds Digital, primeira Voice IDTech do Brasil que oferece tecnologia em autenticação de identidade por voz, vem investindo em Inteligência Artificial própria para trazer produtos inovadores para o mercado de atendimento ao cliente.
A empresa lançou no mercado o MindsID, solução que tem como objetivo autenticar a identidade de clientes em 1 segundo. “Apesar de um cenário econômico mundial instável, a IA foi uma das poucas tecnologias constantes no último semestre, não poderíamos ignorar essa premissa para nossas soluções e continuamos utilizando-a para melhorar o atendimento ao cliente de grandes empresas”, explica Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital.
Diante desse cenário, Peixoto aponta quanto dicas para implementar a Inteligência Artificial no Customer Experience e reduzir custos. Veja a seguir:
Chatbots
De acordo com o estudo CX Trends 2024, da Zendesk, 87% dos líderes relatam que seus chatbots, programas de computador desenvolvidos para simular conversas humanas através de interfaces de mensagens, já estão gerando retornos positivos sobre o investimento (ROI). Isso destaca o valor tangível que os chatbots trazem para as organizações, não apenas melhorando a eficiência operacional, mas também fortalecendo a satisfação e fidelidade do cliente.
“Os chatbots têm revolucionado a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Com a inteligência artificial impulsionando esses sistemas, a interação se tornou mais rápida, eficiente e personalizada. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais comum em diversas áreas, como varejo, serviços financeiros, saúde, educação e muito mais, devido à sua capacidade de oferecer assistência instantânea e personalizada aos usuários, melhorando a eficiência e a experiência do cliente”, comenta Peixoto
2)Autenticação de identidade inteligente
Um dos grandes desafios dos diretores e gerentes de atendimento ao cliente é o tempo gasto para validar a identidade dos clientes. Isso atrapalha não só os profissionais, mas também o cliente, que tem um processo moroso e nada eficaz. Por isso, investir em tecnologias capazes de cruzar análise de dados comportamentais, com telefones, CPFs e dados biométricos, com a biometria de voz, é uma forma inteligente de melhorar esse processo. A Minds Digital desenvolveu o MindsID, que pode reduzir em 80% o tempo de autenticação de identidade dos clientes.
3) Machine Learning
O Machine Learning é uma técnica dentro da inteligência artificial que permite que os sistemas aprendam e melhorem a partir dos dados. Quando aplicado aos chatbots, o Machine Learning permite que esses sistemas aprendam com as interações dos usuários e ajustem suas respostas e comportamentos com base nesses dados.
Ao longo do tempo, os chatbots coletam uma grande quantidade de dados de interação, incluindo as perguntas feitas pelos usuários, as respostas fornecidas pelo chatbot e o feedback dos usuários sobre essas interações. Usando algoritmos de Machine Learning, os chatbots podem analisar esses dados para identificar padrões e tendências nas preferências e comportamentos dos usuários.
4) Processamento de Emoções (Emotion AI)
O Processamento de Emoções, também conhecido como Emotion AI, permite que ferramentas detectem e respondam às emoções dos usuários durante uma interação. Isso pode ser feito analisando características vocais, expressões faciais em vídeos ou até mesmo o texto escrito.
Com essa tecnologia, as ferramentas de resposta podem ajustar suas respostas e tom de voz para melhor se adaptar ao estado emocional do usuário, proporcionando uma experiência mais personalizada e empática. Isso é especialmente útil em cenários de suporte emocional, onde uma resposta sensível pode fazer uma grande diferença na experiência do usuário.
“A IA é um caminho sem volta para o atendimento ao cliente, pois ela beneficia todos de ponta a ponta, ajuda a reduzir custos, a personalizar ainda mais a experiência do cliente e melhora a eficiência do trabalho”, finaliza o CEO da Minds Digital.
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LUCIANA RODRIGUES VALENTIN
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