Teatro itinerante com fantoches percorre escolas de Senador Canedo para debater sustentabilidade e meio ambiente
Ação, que visa promover o acesso à cultura, também conta com mostra audiovisual e oficinas de artes cênicas para estudantes da rede pública
Entre os dias 5 e 13 de dezembro, cerca de 2,7 mil alunos da cidade de Senador Canedo, em Goiás, participam de um projeto cultural que está levando um espetáculo de artes cênicas para alunos da rede pública de ensino. As atividades fazem parte do projeto Caminhão da Cultura e Sustentabilidade, ação itinerante que visa incentivar o uso da arte como ferramenta de conscientização ambiental. O projeto é realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
De acordo com Eloyna Fernandez, Diretora da Sustentabilidade e Cultura, a peça intitulada “Caminhos para o Amanhã” é uma encenação educativa e interativa, conduzida por fantoches, que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O objetivo é democratizar o acesso à cultura, levando às crianças atividades que colocam a arte a favor da educação, que estimulam a criatividade e ressaltam a importância da criação artística ainda na infância”, afirma.
Destacando como ações individuais podem gerar impacto positivo no mundo, a narrativa segue Pedro e Lúcia, duas crianças curiosas, e o Sr. Sábio, um ancião que os orienta em uma jornada por diversos cenários e culturas, sempre aprendendo sobre os ODS. Ao longo da história, os personagens enfrentam desafios relacionados a temas como igualdade de gênero, energia limpa, educação de qualidade, combate à fome, entre outros. No final da jornada, Pedro e Lúcia voltam ao parque onde tudo começou, reforçando o compromisso de cuidar do meio ambiente e trabalhar em conjunto por um futuro mais sustentável.
Estudantes têm mostra audiovisual e oficinas de teatro
Os estudantes também poderão assistir a filmes e documentários acerca dos temas relacionados à sustentabilidade. Além disso, eles participam de oficinas de artes cênicas, que incentivam a livre expressão artística e os ajudam na integração com os colegas, na melhora da comunicação e até no melhor aproveitamento dos processos de aprendizado.
Todas as atividades contam com medidas de acessibilidade, como rampas e corrimões para pessoas com mobilidade reduzida, piso tátil, intérprete de libras, audiodescrição nos materiais audiovisuais, além de monitores treinados para atender crianças com necessidades e dificuldades de aprendizado. As ações ocorrem em horário escolar de acordo com o cronograma abaixo:
CRONOGRAMA
5/12 – Escola Municipal Walderico Nery Blamires
6/12 – Escola Municipal Elias Rocha Ribeiro
9/12 – Escola Municipal Prof. Nilson Gomes Caetano
10/12 – Escola Municipal Dartnis José da Silva
11/12 – Escola Municipal Valdete Francisca da Silva Barbosa
12/12 – Escola Municipal João Soares da Silva
13/12 – Escola Municipal Maria José Cândido
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ANGELA MIGUEL DA SILVA
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