O mercado tradicional de contabilidade digital teve de começar a movimentar os pauzinhos desde o advento da nota fiscal eletrônica e do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). De lá para cá, foram surgindo novas soluções digitais para tornar os processos digitais cada vez mais enxutos.
Com isso, a automatização nas rotinas contábeis se tornou indispensável, uma vez que a iniciativa partiu dos órgãos governamentais. Foram surgindo também sites e plataformas de contabilidade oferecendo serviços de forma on-line. Escritórios tradicionais de contabilidade se viram em uma situação que ou se adaptavam à transformação digital ou perderiam espaço no mercado.
Ao mesmo tempo que as tarefas operacionais estão sendo otimizadas e reduzidas com esta “digitalização” da contabilidade, os serviços focados na consultoria das apurações estão cada vez mais requisitados. Ou seja, os clientes estão valorizando um atendimento personalizado, e os escritórios que conseguem oferecer isso aliado a inovações tecnológicas conseguem se destacar.
A startup iCount Plus criou a solução perfeita para escritórios contábeis que não querem perder espaço para as plataformas de contabilidade digital. Trata-se de uma plataforma de gestão all-in-one para contadores e empresas, capaz de aumentar em até 30% a rentabilidade do escritório, gerar redução de 98% da papelada e retrabalho, e 45% no ganho de tempo e eficiência.
Escritórios contábeis precisam se adaptar à inovação
Para quem pensa que os escritórios contábeis vão perder espaço para os sites de contabilidade digital, não é o caso. Uma pesquisa feita pela Contábil Trends apontou que 44% dos escritórios de contabilidade estão em “crescimento estável” e 32,5% em “crescimento moderado”.
O segredo é a adaptabilidade à inovação tecnológica, e quem já entendeu isso tem chances de continuar em expansão. Os softwares contábeis, como o iCount Plus, são, portanto, a resposta para que estas empresas consigam atender às expectativas do mercado atual, mas sem deixar abrir a mão do atendimento personalizado.
Na visão de Lucas Bugati, CEO e fundador da startup: “Para se manter no mercado, os escritórios convencionais (que não são on-line) devem buscar a ampliação no uso de tecnologias que ajudem na otimização das tarefas e, principalmente, devem ter processos muito bem desenhados e mapeados para que facilite enxergar os gaps de aumento de produtividade.”
Ele complementa que os profissionais da nova geração e recém-formados já estão bem mais abertos a esta adaptação, sendo a maioria de seus clientes contadores nos primeiros 5 anos de atividade. Já os escritórios mais tradicionais, com mais de 15 anos de atuação, tendem a ter uma maior resistência a esta inovação.
Como fica a questão da precificação com a contabilidade on-line?
Segundo Bugati, os escritórios que insistirem em não se entregar à digitalização dos processos e/ou o uso de novas tecnologias sofrerão queda no número de clientes nos próximos anos e perderão espaço no mercado. “Este fato se deve em razão ao uso de tecnologia pelos concorrentes, que permite uma maior “escala” aumentando margem, e desta forma, abrindo janelas para redução nos preços.”
Ou seja, as plataformas de contabilidade on-line conseguem trabalhar com preço reduzido pois a margem de lucro não é afetada, já que elas conseguem atrair uma alta demanda de clientes. Para o CEO da iCount, portanto, a redução de preços dos serviços não é o problema. “O que o escritório (qualquer empresa) não pode admitir é a redução da margem. Neste sentido, você tem apenas dois pilares: eficiência/custo ou aumentar a monetização através de um diferencial ou outros produtos.”
Otimizando os processos contábeis com a iCount Plus
No cenário atual, o ideal é reunir o melhor dos dois mundos: a pessoalidade do escritório contábil e conhecimento técnico do contador à tecnologia. Ao fazer o uso de um software de gestão contábil, é possível agilizar e automatizar processos, reportar com exatidão os retornos financeiros de uma determinada ação e mapear estratégias para resolver problemas com mais eficiência.
Além disso, os próprios clientes conseguem ser treinados para terem acesso a sua situação contábil a qualquer momento. A iCount Plus é uma plataforma all-in-one para escritórios de contabilidade, a única do mercado que também cobre relacionamento com cliente e gestão, além dos processos contábeis. “A vantagem de implantar a iCount Plus está principalmente na centralização das informações e automação de processos.”
Bugati acredita que, com isso, o contador consegue se aproximar muito mais do empresário para apoiá-lo na gestão dos negócios, fazendo uma contabilidade mais consultiva e redefinindo o futuro da profissão.
Sobre a iCount Plus
A iCount Plus é uma startup que oferece uma plataforma all-in-one para empresas e contadores, com ferramentas de gestão, serviços profissionais e produtos (B2B). A ferramenta foi criada em 2019 e tem sede na cidade de São José do Rio Preto/ SP, com atendimento a clientes em 18 estados que facilitam o dia a dia dos escritórios, tornando os processos mais simples e ágeis. https://www.icountplus.com.br/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Brito Rodrigues Lucas
fatoseideias@fatoseideias.com.br