São Paulo, setembro de 2024 — Na era digital, a segurança em transações on-line é uma prioridade cada vez maior para as empresas financeiras. Até julho deste ano, o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude em pagamentos com cartão de crédito no e-commerce, segundo estudo da ClearSale. O prejuízo dessas compras fraudulentas seria de R$ 1,2 bilhão, não fossem os recursos de segurança empregados atualmente.
Segundo Gilmar Magi, diretor de fraude e risco da Pomelo, o mercado apresenta soluções cada vez mais avançadas para prevenir a fraude eletrônica. Isso não apenas fortalece a relação com os consumidores, como também evita gastos consideráveis com seguros e processos legais. Além disso, é um diferencial competitivo entre as empresas que oferecem cartões.
“A chave para o processo de mitigação de fraudes e prevenção de crimes financeiros é o uso de tecnologias atualizadas, a autenticação de identidade e o monitoramento em tempo real do risco de cada transação”, afirma. A Pomelo é líder em tecnologia financeira para a emissão, processamento e gestão de cartões.
Dentro desse contexto, Magi destaca recursos como 3D Secure (3DS) e CVV dinâmico, empregados com alto nível de eficiência nos cartões Pomelo.
O 3DS é uma camada adicional de segurança criada para certificar a autenticidade do usuário nas compras online. Por meio dessa tecnologia, os emissores verificam mais de 100 informações do comprador (como geolocalização, dispositivo utilizado, valor do pagamento, entre outras) para averiguar a consistência da operação. Isso é feito em milissegundos. Se houver suspeita de fraude ou inconsistência de comportamento ao fim da análise, o emissor solicita uma camada extra de autenticação, como, por exemplo, confirmação de token no aplicativo do banco.
Contudo, Magi pondera que deve haver equilíbrio entre segurança e experiência do cliente. “Nem todo uso incomum do cartão é uma fraude. É importante que exista uma inteligência que permita o cliente concluir uma compra incomum, por meio de uma experiência segura e transparente.”, diz.
O CVV dinâmico, por sua vez, altera periodicamente o código de segurança dos cartões virtuais, de modo que um eventual roubo de dados por parte de criminosos não seja efetivo. “Nossa tecnologia permite que um CVV seja gerado aleatoriamente a cada compra feita pelos usuários, reduzindo o sucesso de tentativas de fraudes”, diz.
No contexto da América Latina, o alto volume de compras no e-commerce agrava os prejuízos causados por tecnologias obsoletas e caras, como muitas vezes são as soluções oferecidas por players antigos do mercado. Nesse cenário, “se destacam as empresas que propõem uma infraestrutura de nova geração, regional e com um custo transparente”, conclui Gilmar.
Sobre Pomelo
Somos líderes em tecnologia financeira para a emissão, processamento e gestão do business de cartões. Criamos uma infraestrutura financeira de ponta que permite a qualquer empresa lançar cartões de crédito, débito ou pré-pago de maneira ágil, rápida e com os mais altos padrões de segurança. Com integrações simples através de APIs, e tecnologia totalmente nativa em nuvem, nossos clientes podem migrar de sua infraestrutura legada, assim como lançar e expandir seu programa de cartões na América Latina. Conheça mais sobre a Pomelo em nosso website.
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Davi Medeiros Ferreira
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