O Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, chega a Manaus (AM) para contribuir com o debate sustentável na jornada rumo à COP 30 no TEDx Amazônia, que acontece entre esta sexta (29) e domingo (1º). Além das palestras do evento, a Companhia tem espaços próprios, que visam aprimorar ainda mais a experiência dos participantes. Compareça e ajude a divulgar mais essa ação!
Ficamos à disposição!
Grupo CCR estreia no TEDxAmazônia e reúne grandes nomes para debate na jornada rumo à COP30
Francisco Piyãko e Txai Suruí são alguns dos convidados da Companhia para participar de discussões sobre os desafios do bioma amazônico; Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, será o maior patrocinador do evento
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, falou sobre preservação ambiental no TEDx de 2023. No domingo, será a vez da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. (Créditos: Divulgação/ TEDx)
Manaus, 28 novembro de 2024 – O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, desembarca em Manaus (AM) e estreia no TEDxAmazônia como maior patrocinador da edição, promovendo diálogo importante sobre sustentabilidade e os desafios enfrentados pelo bioma amazônico. Durante o evento, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, a Companhia oferecerá uma programação exclusiva, incluindo uma roda de conversa com lideranças locais e uma ação interativa que conecta o público aos debates sobre temas como a redução do aquecimento global e a proteção da biodiversidade. A participação do Grupo CCR no TEDxAmazônia é liderada pelo Instituto CCR.
Em sua 3ª edição, o TEDxAmazônia traz como conceito central a ancestralidade coletiva e a necessidade do seu equilíbrio com os elementos naturais que sustentam a vida – terra, fogo, água e ar. A abertura será no histórico Teatro Amazonas, com a participação da cantora Fafá de Belém e de uma orquestra de câmara. O evento vai reunir cerca de 30 palestrantes confirmados, como a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; a líder indígena do povo Munduruku, Marciele Albuquerque Munduruku; Thiago Silva, pesquisador da National Geographic; Iskukua Yawanawá, líder indígena. Mais de 300 participantes acompanham a programação, que inclui rodas de conversa e experiência imersiva. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial no YouTube.
O espaço exclusivo do Grupo CCR faz parte da programação oficial do evento e foi idealizado para promover um debate sobre questões essenciais para o futuro do planeta, como a mitigação do aquecimento global e a preservação da biodiversidade. A conversa ocorrerá no sábado (30) e contará com a participação de importantes nomes da agenda ambiental brasileira, como os palestrantes Francisco Pyako, Txai Suruí, e os convidados Dina Carmona e Andre Carvalhal. A mediação ficará a cargo de duas personalidades representativas da Amazônia: Vito Israel Amazônida, publicitário e fundador do movimento #RespiraAmazonas, e Mary Tupiassu, jornalista e criadora do podcast Amazônia no Ar, além de ser responsável pelos veículos BT Amazônia e BT Mais, ambos líderes de audiência no Pará.
Além disso, a Companhia promoverá uma ação na qual os participantes poderão testar conhecimentos sobre a Amazônia, biodiversidade, cultura local e desafios ambientais. A iniciativa compreende a instalação de uma estante de livros interativa em um dos espaços do evento. Ao responder um quiz digital, o visitante vai receber a indicação de um livro especial de autores e autoras nortistas, que poderá ser retirado de forma gratuita no local.
“Como a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, o Grupo CCR tem o compromisso de fomentar os debates para acelerar a agenda de sustentabilidade no país. O TEDxAmazônia é um espaço para geração de ideias, conhecimento, inspiração e soluções com enorme potencial para fortalecer o protagonismo de nosso país visando à COP30, em Belém. O Brasil, detentor da maior floresta tropical do mundo, da maior biodiversidade, das maiores reservas de água doce e da matriz energética mais limpa do planeta, tem uma posição central na agenda climática global. Precisamos ocupar nosso lugar de destaque também na proposição de soluções”, afirma a presidente do Instituto CCR, Renata Ruggiero.
O patrocínio do Instituto CCR à terceira edição do TEDxAmazônia se conecta ao novo pilar de atuação da entidade, o de Mobilidade & Cidades Sustentáveis. Nesta frente, o objetivo do Instituto CCR é contribuir para tornar as cidades um importante vetor do desenvolvimento sustentável, promovendo iniciativas de advocacy sobre cidades e transporte sustentável e apoiando ações que promovam a requalificação e transformação social de espaços urbanos.
O TEDxAmazônia faz parte da plataforma TED Countdown que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED talks, que transformaram a maneira como as pessoas recebem e compartilham informação na última década. Confira mais informações sobre a iniciativa aqui.
Compromisso com a sustentabilidade
A participação do Grupo CCR no TEDxAmazônia está em linha com o seu compromisso de liderar a agenda de sustentabilidade no setor de infraestrutura de mobilidade. No final do ano passado, a Companhia lançou a Taskforce CCR COP-30, a fim de se preparar para a realização da 30ª edição da Conferência das Partes (COP) sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Belém (PA), em 2025. A iniciativa visa acelerar as ações voltadas à mitigação dos efeitos do aquecimento global, à preservação da biodiversidade, à transição para uma economia de baixo carbono e ao engajamento de parceiros do Grupo CCR nesta agenda.
Em 2023, o Grupo CCR foi a primeira empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil a ter as suas metas aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi), comprometendo-se a diminuir em 59% as emissões de gás carbônico (CO2) nos escopos 1 e 2 e em 27% no escopo 3 até 2033, em relação ao ano-base de 2019. Em 2024, a Companhia deu um passo além e anunciou a meta de neutralidade carbônica dos escopos 1 e 2 até 2035, sendo a primeira organização do seu setor a assumir tal objetivo.
Os esforços para liderar a agenda setorial ESG foram reforçados com o anúncio da Ambição 2035, plano estratégico de longo prazo que traz uma série de metas financeiras, operacionais e de sustentabilidade. A Ambição 2035 está organizada em quatro eixos principais, dentre os quais a liderança sustentável. Nesta frente, a Companhia organizou a sua atuação em ESG em cinco pilares, sendo um deles a redução da pegada ambiental e do risco climático.
Fruto deste movimento, o Grupo CCR realizou a primeira compra de crédito de carbono a ser registrada na futura plataforma da B3. A Companhia anunciou acordo para adquirir 67 mil toneladas de créditos gerados pela PSA Carbonflor, metodologia aplicada no Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica, administrada pela Reservas Votorantim.
Todas essas ações têm contribuído para que o Grupo CCR figure há 13 anos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, principal índice de ESG do mercado de capitais brasileiro, e no Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3, lista das empresas com as melhores práticas no reporte de suas emissões de GEE. A Companhia também é AA no rating MSCI ESG em 2023, alcançando o posto de líder na América Latina na avaliação do desempenho nas práticas ESG.
Serviços
TEDxAmazônia 2024:
Quando: de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024
Onde: Manaus – AM (Teatro Amazonas e Salão Rio Solimões)
Programação oficial: site do evento (Link)
O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial no YouTube
Espaço CCR + TEDxAmazônia:
Quando: 30 de novembro, às 12h
Palestrantes:
Francisco Piyãko: Nascido e criado na floresta, Francisco da Silva Piyãko é um líder Ashaninka que dedica sua vida à proteção da Amazônia e à promoção dos direitos dos povos indígenas. Com mais de três décadas de atuação, ele é reconhecido nacional e internacionalmente por sua liderança inspiradora e seu profundo conhecimento sobre os desafios e as oportunidades da região. Como coordenador da OPIRJ, Francisco articula e fortalece as comunidades indígenas, promovendo a união e a luta por seus direitos. Sua trajetória é marcada por diversas conquistas, como a criação de áreas protegidas, o desenvolvimento de projetos sustentáveis e a participação em importantes fóruns internacionais sobre meio ambiente e direitos humanos.
Txai Suruí: Txai Suruí, jovem líder indígena Paiter Suruí, é uma voz poderosa na luta pela proteção da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas. Desde muito jovem, seguindo os passos de seus pais, Txai se dedica à defesa dos direitos humanos e à construção de um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações. Fundadora do movimento da Juventude Indígena de Rondônia, Txai articula e fortalece a juventude indígena, promovendo a união e a luta por seus direitos. Sua voz ecoou em todo o mundo quando foi a única brasileira a discursar na abertura da COP26, inspirando líderes globais com sua mensagem poderosa sobre a importância da Amazônia para o planeta.
Convidados:
Dina Carmona: Paraense, publicitária, criadora de conteúdo e fundadora do projeto Mulheres Fortes do Norte, oferece cursos e palestras para fortalecer o empreendedorismo local. É embaixadora da força feminina da região, levando essa realidade ao mercado nacional.
André Carvalhal: Escritor, publicitário, consultor, diretor criativo e especialista em comportamento, branding e design para sustentabilidade. Foi diretor de marketing, além de consultor para grandes marcas. Colunista da MIT Technology Review e O Globo, é também autor de seis livros, incluindo um finalista do Prêmio Jabuti. Apresenta programas no GNT e no National Geographic Brasil.
Mediadores:
Vito Israel: Amazônida, publicitário e fundador do movimento #RespiraAmazonas;
Mary Tupiassu: Jornalista e criadora do podcast Amazônia no Ar, além de ser responsável pelos veículos BT Amazônia e BT Mais, que estão entre as três maiores audiências do Pará.
Estante interativa:
Quando: de 29 de novembro a 1º de dezembro
Onde: Varanda do Salão Rio Solimões
Sobre o Grupo CCR | O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores. O Grupo é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em mobilidade urbana, por meio da gestão de metrôs, trens, VLT e barcas, transporta diariamente 3 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, embarcando 43 milhões de clientes anualmente. A companhia está listada há 13 anos no hall de sustentabilidade da B3. Mais em: grupoccr.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA NEVES FERRAZ DO AMARAL
carolina.ferraz@fsb.com.br