A gestão de veículos que transitam dentro de pátios logísticos e de indústrias é um desafio que demanda cada vez mais atenção não só na segurança, mas também na eficiência e, principalmente, na transparência nas operações. Com a crescente complexidade dos processos de movimentação e as exigências de produtividade, a tecnologia surge como uma aliada indispensável para garantir uma gestão mais confiável e eficaz.
“É inegável que o uso da tecnologia na gestão de veículos dentro de pátios não é mais apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade. O futuro aponta para uma gestão cada vez mais automatizada, pois trata-se de um ambiente complexo e que a tecnologia está chegando para auxiliar”, afirma Vinicius Callegari, co-fundador da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras.
Pensando nisso, Vinicius elencou quatro formas de como a tecnologia pode ajudar na hora de gerir os veículos que transitam dentro de pátios. São eles:
Monitoramento por GPS e telemetria – Integrar sistemas de GPS e telemetria aos veículos permite rastrear sua localização em tempo real, oferecendo visibilidade total sobre o trajeto dentro do pátio. Esse controle permite, por exemplo, monitorar parâmetros como velocidade e tempo de parada em áreas de espera e carregamento, aumentando a segurança e otimizando os processos operacionais.
Análise de Viagens – Com o uso da telemetria móvel nos veículos terceiros que transitam nas usinas, é possível ter a análise detalhada da rota executada. É possível ter visão completa da quantidade de viagens realizadas diariamente, tempos médios de carregamentos por veículo, tempo médio de espera e a capacidade operacional de cada área delimitada.
Sistema de gestão em tempo real – Uma plataforma centralizada de gestão de frotas que consolida todos os dados dos veículos em um único sistema permite uma visão abrangente e em tempo real de toda a movimentação. Isso facilita a tomada de decisão e a identificação imediata de qualquer irregularidade, como desvios de rota já executadas e tempos de permanência elevados no pátio da usina.
Automação de relatórios e auditorias – Por fim, a tecnologia pode automatizar a criação de relatórios detalhados sobre o desempenho dos veículos e suas movimentações. Isso aumenta a transparência no acompanhamento das operações e facilita auditorias, reduzindo a necessidade de processos manuais que podem ser mais suscetíveis a erros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriela Calencautcy
gcalencautcy@piarcomunicacao.com.br