Um levantamento feito pelo Centro de Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) indicou que pelo menos 33% dos profissionais de saúde realizaram algum tipo de atendimento à distância em 2022.
Essa modalidade foi potencializada durante a pandemia, mas mesmo após a volta da normalidade médicos a pacientes decidiram seguir com o modelo. As vantagens para quem procura a telemedicina são muitas, tanto para médicos quanto para pacientes.
Clínicas e consultórios que optaram pelo investimento em tecnologia para atender essa demanda têm resultados promissores. E mais: o uso de software para gestão médica pode tornar a integração entre as informações ainda mais ágil e precisa, trazendo mais benefícios para todos os envolvidos.
O que é a telemedicina e como está o seu uso no Brasil?
A telemedicina nada mais é do que a prestação de serviços médicos à distância, utilizando tecnologias de comunicação para facilitar a interação entre profissionais de saúde e pacientes.
Isso pode incluir consultas virtuais, monitoramento remoto de pacientes, emissão de receitas online e troca de informações médicas por meio de plataformas digitais.
No Brasil, a telemedicina ganhou destaque especialmente durante a pandemia de COVID-19, quando as restrições de movimentação e o medo de contágio levaram à busca por alternativas de atendimento médico.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) flexibilizou temporariamente as regras para a prática da telemedicina, permitindo uma maior adoção dessa modalidade. Essa flexibilidade resultou em oportunidades para as empresas mais bem preparadas do ponto de vista tecnológico.
As principais vantagens da telemedicina para o médico
É importante lembrar que não são todos os casos nos quais a telemedicina pode substituir as consultas presenciais. O contato do médico com o paciente é, em inúmeros casos, determinante para um diagnóstico mais preciso.
Contudo, consultas de retorno, apresentação e análise de resultados de exames laboratoriais ou mesmo possíveis encaminhamentos para especialistas, podem ser resolvidos de forma online. Assim, ganham o médico e o paciente em termos de agilidade. Veja outros benefícios dessa modalidade.
1 – Possibilidade de alcançar um público mais amplo
A telemedicina permite que os profissionais de saúde expandam a área geográfica na qual fazem atendimentos. Por exemplo, se antes as consultas eram restritas a pacientes da região, agora é possível conversar com pacientes do mundo inteiro.
Essa vantagem é extremamente benéfica para localidades mais afastadas, sem acesso facilitado a especialistas, por exemplo. Para os médicos, essa é a oportunidade de ampliar os horários de atendimento com novos pacientes ou mesmo firmar parcerias com médicos de uma determinada região para encaminhamento e análise conjunta.
2 – Economia de tempo e aumento na produtividade
Para uma consulta online, o médico não precisa, necessariamente, se deslocar até o consultório. Na sua própria residência ou mesmo durante uma viagem, é possível realizar atendimentos, desde que a qualidade da conexão com a internet seja satisfatória.
Essa flexibilidade, tanto em termos de horário quanto em economia de tempo de deslocamento, permite maior produtividade, sem deixar de lado a qualidade de vida. Trata-se de uma forma inteligente de preencher horários ociosos, sem precisar desmarcar compromissos.
3 – Colaboração entre profissionais
Regiões mais afastadas podem não ter especialistas disponíveis para atendimento ao grande público. Por meio de parcerias com clínicos gerais, você pode ser o especialista consultado, em análises de caso feitas em parcerias com outros médicos.
Presencialmente, um clínico geral pode dar o seu parecer e realizar os exames iniciais e, posteriormente, o especialista entra no caso para conduzir o tratamento. Essas parcerias são extremamente benéficas para os pacientes e abrem muitas oportunidades para os médicos.
4 – Redução de custos operacionais
Para alguns profissionais de saúde, pode ser possível reduzir custos operacionais relacionados ao aluguel de espaço físico e custos administrativos. O foco passa a ser uma boa conexão com a internet, e não o investimento no ambiente, o que inclui sala de espera, por exemplo.
O uso de software de gestão médica, pode simplificar ainda mais esse trabalho. Em um só lugar ficam reunidas informações administrativas, financeiras e prontuários, e o acesso fica disponível online até mesmo via celular.
Mais do que uma tendência, a telemedicina integrada é uma realidade no cotidiano dos profissionais de saúde brasileiros. O ato de cuidar da saúde deixou de ter a obrigatoriedade de deslocamento até um consultório: o atendimento pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora.
O uso da tecnologia proporciona mais conforto e agilidade para os pacientes e abre muitas portas para que os médicos explorem novas oportunidades. Mercados que antes eram inacessíveis, tornam-se disponíveis com um único clique.
Ao conciliar conhecimento técnico e tecnologia, os profissionais podem ser mais produtivos e eficientes, obtendo melhor rentabilidade. Quando esses fatores são combinados com organização administrativa via software, as chances de sucesso se tornam ainda maiores.
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ALICE BATISTA DE ALMEIDA
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